Colégio Web

Dia Nacional do Samba – 2 de dezembro

Conheça o dia criado para homenagear este verdadeiro patrimônio histórico brasileiro.

Publicidade

A grande maioria dos países acabam sendo reconhecidos pela comunidade internacional por alguns pontos da sua cultura que acabam se sobressaindo, o que ajuda a criar a chamada identidade de uma nação. O Brasil conta com diversos elementos que tornam ele reconhecidos pelas pessoas que não moram aqui.

Afinal de contas, quais são os turistas que não sabem que o Brasil conta com algumas das mais belas paisagens do mundo? Ou então que temos alguns dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos? E um destes elementos culturais que acabaram se tornando reconhecidos mundialmente é o samba.

Este é considerado um gênero musical no qual o Brasil se tornou especialistas. Praticamente não se encontra samba em outros países, e os que existem acabam se tornando ou cópias do que é feito aqui ou versões diferentes que foram criadas a partir das suas origens, que foram as danças e os ritmos utilizados pelos povos africanos que vieram para o país.

O samba, quanto estilo musical moderno, pode ser definido como uma dança acompanhada por pequenas frases melódicas e refrãos de criação anônima. Assim como acontece com praticamente todos os ritmos e estilos musicais, o samba acabou dando origem a uma série de sub-gêneros.

Além da grande quantidade de artistas que se tornaram representantes do samba ao longo das décadas, este é um dos únicos estilos musicais do mundo que está diretamente relacionado a outra manifestação cultural, que é o carnaval.

A cidade do Rio de Janeiro foi a que melhor incorporou a ideia do samba, e acabou exportando alguns dos principais compositores e músicos que estão diretamente relacionados ao estilo. Os instrumentos que mais costumam ser utilizados para tocar qualquer tipo de música no estilo samba são os instrumentos de corda (cavaquinho e vários tipos de violão) e variados instrumentos de percussão, como o pandeiro, o surdo e o tamborim.

Diversos tipos de sambas diferentes foram sendo criados ao longo dos anos, sendo que um dos mais conhecidos é o samba-enredo, que é o tema utilizado pelas escolas de samba durante o carnaval.

Curiosidades sobre a data

dia-nacional-do-samba-2

De acordo com os historiadores, o Dia Nacional do Samba foi criado a partir da iniciativa do vereador baiano, Luis Monteiro da Costa, para homenagear Ary Barroso. A data seria aquela na qual, pela primeira vez, o compositor Ary Barroso teria visitado a cidade de Salvador. Por isso que a cidade foi a primeira a comemorar a data, de forma isolada. Depois o dia 2 de dezembro passou a ser reconhecido nacionalmente.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados