Colégio Web

Dia Mundial da Imaculada Conceição – 8 de dezembro

Conheça a história da padroeira de Portugal

Publicidade

Conforme os dogmas católicos, a Imaculada Conceição é considerada como o segundo dogma católico, e a concepção da Virgem Maria sem mancha de pecado original. Este é um dogma que aponta que desde o primeiro instante da sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus, de toda a falta de graça santificante que aflige a toda a humanidade, tudo porque ela estava cheia de graça divina. Além disto, as histórias apontam que a Virgem Maria teria vivido uma vida totalmente livre de pecados.

dia-mundial-da-imaculada-conceicao

Nossa Senhora da Conceição é a rainha e padroeira de Portugal, e inclusive de todos os povos de língua portuguesa desde o reinado da chamada Dinastia de Bragança. São muitas as cidades brasileiras que declaram feriado no dia da Imaculada Conceição, em contrapartida o dogma da Imaculada Conceição não é aceita pelas Igrejas Ortodoxas, e estas acreditam que Maria foi uma pessoa muito devota a Deus e que acabou inclusive levando uma vida santa, evitando pecados atuais.

Importância e curiosidade desta data

Imaculada Conceição é conhecida pela Igreja de Cristo como a rainha de todos os santos. A partir disto, muitos padres e doutores da igreja oriental, utilizavam expressões para citar Conceição como cheia de graça, lírio da inocência, e até mesmo mais pura do que os anjos.

Foi no ano de 1304 que o Papa Bento XI acabou reunindo na Universidade de Paris uma assembleia de doutores mais eminentes na área de teologia para terminar questões de escola sobre a virgem. Rapidamente a doutrina de Imaculada Conceição de Maria foi introduzido no calendário dos romanos.

dia-mundial-da-imaculada-conceicao-2

A data, que é estabelecida no dia 8 de dezembro, é o que celebra o dia da Imaculada Conceição. Esta é uma data que invoca a vida e a virtude da Virgem Maria, mãe de Jesus, concebida sem a marca de pecado original. Uma data muito importante e de grande significação para a Igreja Católica.

É nesta data que se realiza uma festa religiosa que celebra um dogma católico definido como festa universal no ano de 1476 por Sisto IV, o então papa. Devido a toda esta importância, esta é uma data determinada como feriado nacional.

No ano de 1646 o rei D. João IV acabou organizando uma cerimônia solene na região de Vila Viçosa para agradecer a Nossa Senhora com relação à Espanha.

 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados