Colégio Web

Dia Internacional da Luta contra a AIDS – 1º de dezembro

Conheça o motivo desta data ser dedicada para celebração da luta contra a doença que cada vez mais acaba com vidas no mundo, a AIDS.

Publicidade

O significado da palavra AIDS vem do inglês, que quando traduzido de “Acquired immunodefiecience syndrome”, significa Síndrome da Imunodeficiência adquirida. Este é um vírus que destrói as células brancas do organismo, estas que contam com a responsabilidade de combater qualquer tipo de doença do corpo humano.

dia-internacional-da-luta-contra-a-aids

A partir desta destruição das defesas do organismo, o corpo acaba ficando totalmente debilitado e propício a sofrer ataques de diversas doenças, entre elas pneumonias, gripes que podem ser fatais, herpes, até mesmo alguns tipos de cânceres em alguns casos mais graves.

A doença pode ser transmitida via contato de fluidos corporais do infectado com o sangue de uma pessoa que esteja saudável, mas apenas ocorre a partir de relações sexuais sem preservativos, bem como transfusões de sangue ou compartilhamento de seringas ou agulhas, no caso da utilização de drogas.

É importante desmistificar o problema que os beijos de língua, abraços ou mesmo contato com a pele da pessoa portadora de AIDS não transmite a doença. Infelizmente a doença ainda não tem cura, mas pode ser tratada com uma medicação específica, chamada de coquetéis, e quando diagnosticada a tempo, melhora significativamente a qualidade de vida do paciente.

Origem do Dia Mundial de Luta contra a AIDS

dia-internacional-da-luta-contra-a-aids-2

No dia Mundial da Luta Contra a AIDS temos uma data que a cada ano precisa servir para desenvolver e reforçar totalmente o esforço mundial da luta contra esta doença, que já foi uma epidemia por muito tempo. Seu maior objetivo está em estabelecer um entrelaçamento de comunicação, promovendo uma troca de informações e de experiências, criando um espírito de total tolerância social, o que é muito necessário.

Esta data gera a oportunidade de se falar sobre infecção por HIV e da AIDS, além de se ocupar de pessoas infectadas por HIV que é apenas uma das doenças da AIDS e contar com maiores informações sobre a mesma. Esta data de ação coordenada é um evento anual que acontece na maioria dos países do mundo.

A maior significação da data está onde ela evoca todas as atividades de luta que já estiverem em curso, e poderão ainda encorajar novas iniciativas, a data contribui principalmente para edificar uma ação de forma durável contra a AIDS, desmistificando um pouco este problema mundial.

 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados