Colégio Web

Dia do Órfão – 24 de dezembro

Saiba um pouco mais sobre a comemoração desta data e suas curiosidades.

Publicidade

O dia do órfão é comemorado no mesmo dia que se celebra a véspera de Natal, esta é uma data que está relacionada ao período onde temos de fazer uma reflexão sobre estas crianças, que por uma série de motivos não poderão estar em companhia dos pais em momento algum do ano. A data também serve para relembrar os que não tem instantes especiais e tradicionais que evocam o sentimento e compartilhamento de família.

dia-do-orfao

Saiba que o Dia do Órfão é celebrado na data de 24 de dezembro, onde temos a comemoração de véspera de Natal, bastante conhecida na véspera de nascimento de Jesus Cristo.

A partir de números oficiais da Unicef são mais de quatro milhões de crianças e jovens brasileiros que são órfãs ao menos de mãe ou de pai também. Dentre os países que estão em desenvolvimento, o Brasil é o número nove em quantidade de crianças que perderam muito cedo algum dos seus pais, conforme dados já confirmados da Organização das Nações Unidas.

A maioria destas crianças não possui nenhum dos pais, e por este motivo acaba vivendo com parentes, com amigos da família ou ainda foram deixados desde cedo nos orfanatos.

O que é comemorado nesta data? Qual a sua importância?

dia-do-orfao-2

Esta é uma data que não se trata apenas de uma comemoração propriamente dita com muita festa e empolgação. Esta é a proposta que visa auxiliar os que não estiverem neste lugar para pensar nos pequenos, que desde muito cedo acabam enfrentando a ausência dos que deveriam os proteger, os cuidar, e os amar de forma incondicional.

Nesta data temos como foco pensar em fazer algo por estas crianças, algum gesto de solidariedade poderá fazer toda a diferença, principalmente com seres humanos jovens e carentes. Caso você seja uma pessoa que conhece um órfão que vive nas suas redondezas, ou ainda que vive com amigos ou parentes, por que não o levar para fazer um passeio e lhe dar um presente, fazendo seu dia mais feliz?

Uma outra alternativa que merece ser citada é a possibilidade de adotar uma criança, se você tiver o interesse vale a pena saber que para começar o processo de adoção é fundamental ser maior de 21 anos, e ter 16 anos a mais do que aquele que por você poderá ser adotado. As leis, ainda, porém, infelizmente não preveem que os casais homo afetivos adotem as crianças, mas já existem adendos a este favor e diversos juízes que concordam com esta medida.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados