Colégio Web

Dia Nacional da Astronomia – 2 de dezembro

O próximo Dia Mundial da Astronomia será 8 de abril de 2017. Conheça mais sobre esta data.

Publicidade

A Astronomia nada mais é do que a ciência que estuda a imensidão do universo, e inclusive tudo o que há nele, desde planetas, estrelas, corpos celestes, cometas, galáxias, entre uma série de outros corpos celestes.

dia-da-astronomia

Os homens olham para os céus há milhares de anos, procurando por respostas que ainda não foram encontradas, algo praticamente sem fim sobre o que existe além do céu azul, e de onde vieram realmente os seres humanos e os animais.

A Astronomia vem do grego “leis das estrelas” é considerada como a ciência que envolve os planetas, as estrelas, as galáxias, os telescópios, as missões espaciais e as suas maiores descobertas inclusive.

Galileu Galilei foi o grande pai da astronomia moderna, e o maior cientista de todos os tempos. Foi ele quem acabou apoiando a teoria de Copérnico que o Sol e não a Terra era o centro do sistema planetário.

É muito interessante procurar observar o céu á noite, principalmente em lugares que tenham pouca iluminação, e analisar a quantidade de estrelas que poderão ser vistas, além dos diversos planetas que podem ser vistos a olho nu.

Os profissionais de astronomia, os estudiosos e os cientistas que estudam a ciência de astronomia, procuram sempre encontrar respostas para maiores e menores questões sobre o assunto, mas principalmente para identificar o que há na imensidão do universo, e como tudo isto funciona.

Entenda as origens da data

O Dia da Astronomia, aqui no Brasil acabou surgindo em homenagem à data de nascimento do imperador Dom Pedro II, este que inclusive era considerado como um astrônomo amador, e o patrono da astronomia no Brasil.

dia-da-astronomia-2

A partir disto, a Sociedade Brasileira da Astronomia, que foi fundada no ano de 1947 foi quem acabou escolhendo a data de 2 de dezembro como o dia nacional da Astronomia.

O dia Mundial da Astronomia por sua vez, ocorre no dia 8 de abril, em contrapartida, não existe um documento oficial que venha a justificar a opção desta data.

Na maioria dos países, o Dia Mundial da Astronomia é comemorado em 10 de maio, uma data que conforme algumas fontes americanas, surgiu a partir de um evento que ocorreu em 1973 nos Estados Unidos, com o objetivo de criar uma interação entre o público em geral, e os astrônomos profissionais e também interessados no assunto.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados