Colégio Web

Declaração Universal Direitos Humanos – 10 de dezembro

Conheça o dia que marca este importante feito da humanidade.

Publicidade

Esta é uma data que possui um significado de grande importância para a história da humanidade e também para o modo como as sociedades são constituídas no período moderno. Com isto, a Declaração Universal dos Direitos Humanos poderá garantir a todos os humanos o direito de liberdade, a vida, a segurança e até mesmo à dignidade.

declaracao-universal-direitos-humanos

Para quem não sabe, a Declaração Universal de Direitos Humanos começou a ser pensada logo depois do final da Segunda Guerra Mundial no ano de 1945. Nesta época, o mundo sofria ainda com as consequências bárbaras e violentas da guerra.

A partir disto os líderes mundiais puderam se reunir e prometeram inclusive fazer com que a humanidade nunca mais precisasse presenciar muitas atrocidades, como por exemplo as que seriam registradas nas grandes Guerras Mundiais. Para que isto fosse possível, foi criado ainda no ano de 1945 o ano em que a 2ª Guerra Mundial acabou chegando ao fim, para a Organização das Nações Unidas – ONU.

Nesta assembleia, que aconteceu a partir de 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal de Direitos Humanos acabou sendo apresentada proclamada durante a Assembleia Geral de Organização das Nações Unidas.

Saiba mais sobre o Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos

declaracao-universal-direitos-humanos-2

Temos uma situação que o princípio básico deste tipo de declaração está colocado logo no começo, onde todos os seres humanos nascem livres e iguais tanto em dignidades e em direitos. Com base nestes princípios a declaração proíbe o sistema de escravidão e a tortura, bem como todas as formas de discriminação e de violência.

Podemos analisar que vários tipos de problemas sociais do país ferem os direitos humanos como por exemplo a fome, a falta de habitação, saneamento básico, falta de segurança. Todo este processo faz pensar em situações diferenciadas, onde não basta apenas ter direitos, estes direitos, é claro, precisam ser reconhecidos e de forma aplicada.

O dia 10 de dezembro de 2016 é uma data que vale muito a pena celebrar, e inclusive existem muitas associações, entidades, entre outros órgãos que lutam pelos direitos humanos, e quando as pessoas se unem, contam com muito mais força para transformar tudo isto em uma realidade.

Foi oficializado a partir do ano de 1950 pela ONU a data como homenagem ao dia histórico para os direitos existentes da humanidade.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados