Colégio Web

Dia do Boxing Day – 26 de Dezembro

O dia 26 de dezembro passou a ficar conhecido como sendo o Boxing Day, ou dia da caixa, ainda na Idade Média. Entenda melhor; confira!

Publicidade

Muita gente se pergunta de onde vem a famosa tradição inglesa de realizar jogos de futebol apenas um dia depois do Natal, e porque esse dia recheado de jogos é conhecido pelo nome de Boxing Day.

Pois as origens dessa tradição remetem à Idade Média, quando os nobres ingleses usavam o dia após o Natal para presentear os cidadãos menos afortunados. Para essas ocasiões, era prática comum utilizar-se de uma caixa de natal (Christmas Box). Desde então, o dia 26 de dezembro passou a ficar conhecido como sendo o Boxing Day, ou dia da caixa.

Com o passar dos anos, a tradição original foi se enfraquecendo, porém o termo Boxing Day persistiu, sendo associado à outras práticas, sendo hoje a mais comum, o grande saldão realizado pelas lojas do Reino Unido no dia depois do Natal. Essa prática é tão esperada que todos os anos imensas filas se formam diante das principais lojas de departamentos britânicas, cheias de consumidores dispostos a fazer alguma pechincha.

Essa prática dos lojistas britânicos normalmente ocorre no dia 26 de dezembro, porém, quando essa data cai em um final de semana (sábado ou domingo), ela é transferida automaticamente para a segunda-feira.

Ainda no final do século XIX, o Boxing Day passou a ser associado ao futebol, com a realização de importantes derbys por toda a Inglaterra, que faziam muito sucesso, levando até mais torcedores do que em outras épocas do ano.

Boxing Day

A data representa uma tradição futebolística não apenas na Inglaterra, mas também na vizinha Escócia, que realiza também partidas no próprio dia 25 de dezembro.

O Boxing Day é esperado ansiosamente pela população britânica por causa das excelentes oportunidades de se conseguir produtos com bons descontos, porém ninguém espera mais por essa data do que os torcedores e apreciadores de futebol, já que a tabela quase sempre coloca grandes jogos para essa data, fazendo com que a tradição se perpetue dentro do imaginário popular, tanto da Inglaterra, quanto da Escócia, que são duas nações apaixonadas pelo esporte.

Atualmente, a tradição no futebol inglês indica a marcação não apenas de jogos no tradicional Boxing Day, mas também em datas próximas ao Natal e também em datas próximas ao Ano Novo. A tradição ficou tão marcante, que nos últimos anos, nesse calendário, alguns times chegam a jogar 8 vezes em um intervalo de apenas 12 dias!

E o mais curioso é que ninguém por lá reclama, nem mesmo os jogadores, já que a tradição é tão forte e tão arraigada na cultura britânica que não haveria cristão (ou muçulmano, budista, judeu, hinduísta, etc.) que seria capaz de se levantar contra o famoso e querido Boxing Day.

Até mesmo a Rainha da Inglaterra já disse que acompanha o Boxing Day, e, portanto, isso significa que acabar com essa pequena maratona que envolve a data não está nos planos dos dirigentes ingleses e escoceses. Ainda bem! Os amantes de futebol agradecem, e os torcedores se divertem com a data mais tradicional do futebol britânico e também do futebol mundial.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados