Colégio Web

Efeitos da concentração

Publicidade

3. Efeito da concentração

Lei de Guldberg-Waage: A velocidade de uma reação é diretamente proporcional à concentração dos reagentes.

O aumento da concentração de uma substância presente no equilíbrio faz que o equilíbrio se desloque no sentido de consumir a substância adicionada, isto é, o equilíbrio se desloca para o lado contrário ao aumento. Já a diminuição de uma substância presente no equilíbrio faz que o equilíbrio se desloque no sentido de repor a substância retirada, isto é, o equilíbrio se desloca para o mesmo lado da diminuição.

Observações:

1. Substância sólida não desloca um equilíbrio químico, pois a concentração de um sólido em termos de velocidade é considerada constante, porque a reação se dá na superfície do sólido.

2. Substância líquida em excesso não desloca o equilíbrio químico quando alterada a sua concentração, pois a concentração de um líquido em excesso em termos de velocidade é considerada constante, porque o líquido em excesso não é fator limitante da reação.

3. Pulverizando uma substância sólida, o equilíbrio desloca-se para o lado contrário a pulverização, pois aumenta a superfície de contato, aumenta o número de colisões efetivas e, conseqüentemente, aumenta a velocidade da reação.

4. Alterando-se a concentração de uma substância presente no equilíbrio, o equilíbrio desloca-se, porém sua constante de equilíbrio permanece inalterada (a constante permanece constante).

Resumindo:

Aumentando a concentração, o equilíbrio desloca-se para o lado contrário ao aumento.

Diminuindo a concentração, o equilíbrio desloca-se para o mesmo lado da diminuição.

Exemplo

Ao aumentarmos a concentração molar de

H2(g) = [H2(g)] = v1 = desloca para direita.

Ao diminuirmos a concentração molar de

H2(g) = [H2(g)] = v1 = desloca para esquerda.

Ao aumentarmos a concentração molar de

H2O(g) = [H2O(g)] = v2 = desloca para esquerda.

Ao diminuirmos a concentração molar de

H2O(g) = [H2O(g)] = v2 = desloca para direita.

Observação – O efeito do íon comum: num equilíbrio iônico, a adição de uma substância que produz um íon igual a um dos existentes no sistema irá provocar deslocamento do equilíbrio no sentido de consumo deste íon.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados