Colégio Web

As experiências sensoriais

Publicidade

8. As experiências sensoriais na descrição

Sensações visuais

As sensações e/ou percepções visuais referem-se a cor, forma, dimensões, linhas, etc. Quando se trata exclusivamente de cores, são denominas cromáticas.

Sensações auditivas

As sensações e/ou percepções auditivas referem-se ao som, ou seja, intensidade, timbre, direção, altura, etc.

Sensações gustativas

As sensações e/ou percepções gustativas referem-se ao paladar, ou seja, doce, salgado, azedo, amargo, etc.

Sensações olfativas

As sensações e/ou percepções olfativas referem-se aos odores, ou seja, perfumes, comida, flores, lugares, pessoas, etc.

Sensações táteis

As sensações e/ou percepções táteis referem-se ao contato da pele com os objetos, ou seja, quente, frio, áspero, liso, úmido, etc.

Sensações espaciais

As sensações espaciais são as experiências espaciais de espaço, como altura, largura, profundidade. Existem também experiências relacionadas a medidas, como peso, volume, densidade, pressão, força.

Exemplo:

Antonio Vitor veio andando em grandes passadas e mesmo antes de atingir o pequeno terreiro onde, em frente à casa, ciscavam galinhas (…). (Jorge Amado)

Sensações subjetivas

Na descrição também aparece a sensibilidade interna do observador, ou seja, os estados emocionais, como: amor, alegria, tristeza, raiva, fome, fadiga, etc.

Exemplo:

A força de meu pai encontraria resistência e gastar-se-ia em palavras. Débil e ignorante, incapaz de conversa ou defesa (…). O coração bate-me forte, desanima, como se fosse parar, a voz emperra a vista escuresse, uma cólera doida agita coisas adormecidas cá dentro. A horrível sensação de que me furam tímpanos com pontas de ferro. (…) Sozinho, vi-o de novo cruel e forte, soprando, espumando. E ali permaneci,
miúdo e insignificante, tão insignificante e miúdo como as aranhas que trabalham na telha negra.

(Graciliano Ramos)

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados