Colégio Web

Texto

2O que é uma redação? Talvez a compreensão da origem da palavra possa ajudá-lo a compreender a essência. É um termo originado do latim: redactio, -onis, que é proveniente do latim redigo, -ere. Ou seja, redação é o ato de redigir, de escrever. Emitindo ideias por meio de códigos, que em nosso cenário é a língua portuguesa na modalidade escrita.

Publicidade

No momento em que escrevemos, precisamos elaborar mensagens que serão verdadeiros canais no ato de comunicar. Isso facilita a compreensão dos receptores. E, quando falamos de redação, o entendimento é um dos princípios básicos, o ponto primordial de quem analisa um texto.

E o que devemos manter em mente para que nossas mensagens sejam inteligíveis? Que tipo de recursos devem ser empregados? O que é coerência e acesso? Todo autor de texto redacional deve ter em mente que o ato de comunicar envolve lidar com as linguagens. Se isso não for atingido, como podemos dizer que houve sucesso na comunicação? É justamente nesse momento que surgem as falhas, os ruídos, o não estabelecimento da comunicação.

Desafios a serem enfrentados

1Para que você escreva bem, precisa dominar a língua. É o que as pessoas mais reclamam. Mesmo que você seja um falante habilidoso da língua portuguesa, nem sempre essa capacidade vai se manifestar para a produção de um texto escrito. Daí a importância do emissor conhecer os princípios básicos da gramática, entender sobre o comportamento dos registros, usar cada um deles no aspecto culto ou coloquial. A sintaxe e a semântica não devem ser esquecidas jamais.

Existem várias técnicas para a produção de textos e é preciso que o estudioso fique atento. Uma infinidade de fatores que precisam ser levado em conta quando se leva para o papel uma gama de ideias que estão presentes em nossa mente e oralidade. O caminho não é simples, mas pode muito bem ser aprendido.

A dedicação e o comprometimento com os estudos são passos decisivos. A ampliação do nível de leitura é outro requisito básico para que se tenha sucesso em tal empreitada.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados