Colégio Web

Wireless

Nunca se falou tanto em Wireless ou Wifi como nos últimos tempos. Com o advento dos smartphones e avanço da comunicação mobile, quase que toda a população do planeta quer se manter conectada.

Publicidade

Os estudiosos já concluem que os efeitos da revolução tecnológica na vida das pessoas é irreversível. Quer um exemplo? Lembre-se de como eram os hábitos das pessoas que frequentavam os restaurantes a alguns anos atrás e observe os hábitos atuais. Muita coisa mudou. A pergunta sobre a disponibilidade do serviço de Wireless é quase tão natural como a de onde fica localizado o sanitário dos estabelecimentos.

Mas, o que vem a ser Wireless? Nada mais que um tipo de tecnologia que faz com que os aparelhos se conectem a outros aparelhos sem a necessidade de fio. Assim, especialmente as conexões de internet podem ser compartilhadas com maior alcance e sem a necessidade de cabos. Mas, em que pese a conexão de internet ser a mais solicitada, há outras formas de conexão. Para isso, apenas se requer o uso de equipamentos ou aparelhos que disponham de radiofrequência ou infravermelho. Se o dispositivo for compatível, as tecnologias vão sendo transferidas dos transceptores de rádio (walkie-talkie) e chegam aos satélites no espaço. Podem também ser com relação a internet sem fio ou Wlan.

Tipos de conexões

Muito utilizadas em escritórios, parques e espaços de coletividade, as redes mais usadas à distância são:

1. WPAN (curtas distâncias).
2. WLAN (rede local).
3. WMAN (rede metropolitana).
4. WWAN (rede de longa distância).

A conexão de “Wi-Fi ou Wlan” é quem garante o acesso à internet em locais onde se localize os aparelhos mesmo que não estejam conectados a fios e dispositivos móveis (computador portátil, celular e etc.). Os pontos de alcance para as transferências de sinais são de cerca de 100 metros.

Para se estabelecer uma conexão wireless são necessários dois equipamentos básicos: um, chamado de hotspot e outro dispositivo que tenha capacidade de se comunicar pela rede wireless. Os hotspots são pontos de acesso pelos quais os sinais são transmitidos. Hoje, muitos dos computadores de mão já possuem tal facilidade. Mesmo os laptops já vinham com esse sistema de comunicação em formato integrado. A versatilidade e eficiência de tal tecnologia é o que mais impressiona os usuários. O uso do wireless é importante por conta de todas as funcionalidades que permite, além de ser flexível. Em termos de configuração, também não há mistérios e a qualidade da conectividade também não deixa a desejar.

 

 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados