Colégio Web

Você tem memória eidética? Entenda!

Publicidade

 Também conhecida popularmente como memória fotográfica, a memória eidética é a capacidade de se lembrar de imagens com grande precisão. Esse tipo de memória é presente, na maioria das vezes, em pessoas que têm autismo, como o norte-americano Kim Peek, que inspirou o filme Rain Man (1988), estrelado por Dustin Hoffman e Tom Cruise.

Habilidades de memória eidética

Kim tinha a habilidade de ler duas páginas de um livro ao mesmo tempo, uma com cada olho. Conseguiu decorar completamente a Bíblia e todas as obras de William Shakespeare, aos 16 anos apenas.

Você tem memória eidética Entenda

Atualmente, o personagem Sheldon Cooper (interpretado por Jim Parsons) de “The Big Bang Theory” é um exemplo de memória eidética. Sheldon se lembra com grande precisão de acontecimentos de sua vida e ainda cita a data completa, com mês e dia.

Treinamento para memória eidética

Mas você não precisa ser um gênio para ter uma boa memória fotográfica. Hoje, já foram desenvolvidos treinos diários que calibram nossas mentes para que nos lembremos dos acontecimentos com precisão.

Por exemplo, existe uma atividade que, se treinada por 15 minutos diariamente, pode ajudar bastante a desenvolver a memória fotográfica. Você vai precisar de um livro, uma folha de sulfite em branco, um espaço tranquilo e escuro.

Ela consiste em pegar a folha em branco e recortar um pequeno retângulo nela, suficiente para caber um parágrafo de uma página do livro. Sente em um quarto escuro, fique perto do interruptor e certifique-se de que você não será interrompido pelos próximos 15 minutos.

Memória Eidética

Cubra toda a página do livro e deixe apenas o parágrafo selecionado aparecendo pelo buraco que você recortou da folha. Feche os olhos e abra. Em seguida, desligue a luz e, enquanto seus olhos vão se acostumando com o escuro, você ainda verá um vulto do parágrafo, já que o branco contrasta bem com o preto. Quando a imagem do texto estiver desaparecendo, ligue a luz por 1 segundo e desligue rapidamente. Repita este processo até que a imagem do texto esteja nítida em sua mente. Após alguns minutos de repetição, será fácil recordar de todas as palavras do texto.

Este treino vai calibrar seus olhos e seu cérebro para que você guarde detalhes das imagens. Seu cérebro vai se acostumar a tirar fotos mentais toda vez que ver algo interessante e/ou relevante. Pode ser que você não se torne um protagonista de filme como Kim Peek ou um gênio como Sheldon Cooper, mas sua memória vai agradecer pelos treinos e doenças como Alzheimer estarão cada vez mais longe.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados