Colégio Web

Você sabia que existe o Dia da Família?

1O que vocês imaginam como elemento principal quando falamos do conceito de família? Será que observamos muitas diferenças entre a família dos nossos avós e a nossa atual família? O que foi preservado? Atualmente, quando se discute os rumos tomados pela sociedade, muitos pesquisadores apontam que a falta de estrutura na família tem causado alguns problemas em outros setores da comunidade.

Publicidade

O fato é que a “instituição” família é de suma importância para que o mundo respire melhor. Tanto que possui até uma data comemorativa. Por tratar-se de algo que precisa ser preservado com bons valores e práticas, também foi escolhido o dia 8 de dezembro para que celebremos as famílias. A data foi instituída pelo governo federal e pede que justamente sejam discutidas as formas de se melhorar os vínculos familiares.

Formação da criança

Um dos principais receios de quem estuda o universo infantil hoje diz respeito ao fato de tantas mudanças de conduta entre os indivíduos estarem chegando de forma deturpada para as crianças. E são esses seres ainda em desenvolvimento que mais precisam de um conceito de família bem claro e sem preconceitos ou dúvidas. A família é o porto seguro da criança. É quem a ensina a como se relacionar com o restante do mundo. São as tradições familiares que muitas vezes determinam como a criança deve se comportar fora do seu ambiente doméstico. O respeito ao próximo, a solidariedade e tantas outras noções de sobrevivência pacífica começam no seio familiar.

Outro problema grave diz respeito ao fato de algumas crianças serem maltratadas pela própria família. A violência doméstica é tão grave quanto a que acontece fora das nossas próprias paredes. Pai, irmão e mãe não podem viver em guerra ou submeter os filhos a esse tipo de tratamento. Assim, a criança perderá seu maior vínculo e passará a fugir ou isolar-se do mundo. Imagine: se a minha própria família não me acolhe, quem me acolherá? Esse será o pensamento de uma criança que passa por maus tratos em sua própria casa.

Novos modelos

2Atualmente observamos que há novos e diferentes modelos de família. Muitas mudanças nos costumes têm gerado tais novidades. Existe a família que enfrentou o divórcio, a outra que tem algum pai ou mãe solteira. Existem famílias que são reformatadas pelos avós. Ou seja, muita diversidade parental.

A discussão sobre as relações homoafetivas também ganharam força nos últimos tempos. Pesquisadores do Direito, da Psicologia e tantas outras especialidades estão verificando como tudo isso ocorre dentro do universo infantil. A própria sociedade tem discutido o assunto, com o objetivo de que tais mudanças sejam efetivadas sem clima de hostilidade.

O respeito é o principal elemento nessa seara e deve ser cultivado por todos. E você, o que pensa da sua família? Como você a define? E as famílias alheias, são todas normais? O que mais lhe chama atenção em outras famílias? Compartilhe conosco a sua opinião sobre o assunto!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados