Colégio Web

Você sabe quem foi o primeiro filósofo da história?

Publicidade

A Filosofia está presente na nossa vida, e todo o estudo que for associado a verdade, a nossa existência e ao conhecimento pertence a ela.

Focando em questões sobre a origem de todas as coisas, a filosofia não se baseia na religião, e sim na análise racional, portanto é dividida de duas formas, a do ser (cosmologia e metafísica) e a do conhecimento (que inclui a lógica das coisas).

A pessoa que vai atrás desse conhecimento é chamada de filósofo. Por conta da sua curiosidade, o filósofo está sempre buscando saber o porquê das coisas presentes no mundo.

Você sabia?

Primeiro filósofo

A origem da palavra vem da Grécia, mas antes mesmo de surgir esse termo, a palavra filosofia já havia sido mencionada por Heródoto (que utilizava a palavra filosofar), mas mesmo assim, muitos dos filósofos – a grande maioria – afirma que foi Tales de Mileto o primeiro filósofo, enquanto Pitágoras foi o primeiro a se autodominar filosofia ou ainda “amante da sabedoria”.

Mas afinal quem foi o primeiro filósofo?

O fato é que muitos filósofos já deixaram a sua marca na história do universo, onde muitos fizeram as suas teorias que foram baseadas nas mais diversas disciplinas presente na filosofia.

Mas muitos historiadores e filósofos apontam que foi Tales o primeiro filósofo. Tales ficava boa parte do seu tempo tentando saber como era o funcionamento do mundo e do ser, com análises voltadas a natureza e não à Deus.

Em sua cidade natal, Tales era visto em sua comunidade com um verdadeiro sábio, além de saber também ser um bom mercador, o que chamada a atenção da população.

Tales de Mileto

O seu pensamento se deu em decorrência dos pensadores físicos que queriam entender a origem da natureza e de todas as coisas. Tales afirmava que a origem de tudo surgia a partir da água (onde poderia se tornar líquida, se transformar em vapor e também em terra). Dessa forma, é a água que daria origem a um ciclo, e assim haveria novas vidas e evolução das coisas a partir.

Independente de todo o seu estudo, o grande mérito de Tales foi a questão de se perguntar sobre a origem das coisas, sendo o primeiro homem a questionar sobre tudo a sua volta em busca de uma explicação racional, sem ter a influência dos Deuses.

Foi a partir de sua teoria que muitos filósofos passaram a traçar as suas próprias teorias. Sem contar que Tales fez parte do famoso trio que fundou a Escola de Mileto e a partir daí, se deu o início da filosofia por meio da racionalidade.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados