Colégio Web

Você sabe o que é SCRUM?

Publicidade

Hoje em dia existem diversas alternativas para quem deseja melhorar os processos dentro do ambiente de trabalho. Afinal de contas, está cada vez mais difícil de gerenciar projetos e pessoas e ainda assim coordenar a obtenção de bons resultados dentro de um orçamento pré-definido.

E é exatamente para resolver isso que existem metodologias que ajudam e muito na hora de gerir processos. Dentro delas existe uma que tem feito cada vez mais sucesso, é ele o SCRUM. E é exatamente para que você saiba mais sobre esse processo que nós reunimos aqui uma série de informações sobre ele.

O que é o SCRUM

SCRUM

Desenvolvido por Jeff Sutherland, o SCRUM é uma metodologia que inicialmente foi desenvolvida para ser aplicada na gestão de projetos de softwares. Ele propõe que um determinado projeto em desenvolvimento seja dividido em uma série de ciclos de atividades. Esses ciclos teriam reuniões frequentes onde a equipe conseguiria trocar o que estaria fazendo momento, tendo assim uma forma de pensar em maneiras de melhorar o processo com agilidade.

O SCRUM nada mais é do que um tipo de processo de desenvolvimento que trabalha de maneira interativa e incremental que serve para o gerenciamento de projetos e também para o desenvolvimento ágil de software.

Utilizado e conhecido desde os anos 90, ele é bastante utilizado em trabalhos complexos onde é impossível prever tudo o que vai acontecer no mesmo. É importante ressaltar que ele não é um processo que visa o desenvolvimento de produtos. Ele é um framework onde você consegue empregar uma série de processos e de técnicas.

O SCRUM tem como objetivo fazer transparecer a eficácia relativa das práticas de desenvolvimento que você utiliza, tudo para que você consiga as melhorar, tudo isso enquanto ele provê um framework no qual você consegue desenvolver produtos complexos.

o que é SCRUM

Em resumo, o SCRUM propõe dentro de uma empresa o acompanhamento constante de um determinado projeto. Para isso ele propõe que a equipe envolvida com o mesmo esteja se reunindo todo o tempo. Essas reuniões visam avaliar tudo o que foi feito até o momento e também planejando e replanejando os passos que vão ser tomados em seguida.

E é exatamente por isso que uma das regras mais importantes em torno do SCRUM é que todos os envolvidos em um projeto saibam o tempo todo de tudo o que está sendo feito. Além disso, ele frisa que as atividades de cada ciclo, tanto as gerais quanto as individuais, sejam sempre mostradas a toda a equipe envolvida no projeto sempre de maneira visual para que todos sempre fiquem a par do que está acontecendo, sempre buscando agilidade e eficácia.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados