Colégio Web

Você sabe como foi criado o velcro?

Publicidade

Muita gente já deve ter usado alguma carteira, uma roupa ou algum objeto qualquer que se fechava por meio da utilização de um velcro, não é mesmo? Com certeza sim, afinal de contas, o velcro é bastante popular.

Será que você sabe a história por trás deste dispositivo usado para fechar e para prender objetos dos mais variados? Se você não sabe, nós vamos explicar para você como foi criado o velcro. Preste muita atenção!

O que é?

Velcro

Para quem não sabe, velcro é o nome da marca de um fixador que se consiste na presença de ganchos minúsculos de um dos lados e de laços igualmente minúsculos do outro.

Por sua praticidade, este fixador acabou sendo muito popular, sendo usado em diversos tipos de situações, como para fechar bermudas e calcas, bem como para fechar carteiras, entre outras coisas.

Ele também é usado para conectar objetos, e o termo que lhe dá nome, velcro, é uma marca registrada em diversos países do mundo por conta de uma patente que foi feita por uma empresa dos Estados Unidos.

Invenção

Georges de MestralGeorges Mestral é o nome do criador do velcro, sendo ele um engenheiro suíço que teve como inspiração maior para sua criação tão prática a própria natureza, exatamente como ocorre com a maior parte das melhores invenções do mundo.

O velcro foi inventado em 1948, depois de uma série de observações feitas por Mestral de um Arctium, um tipo de planta que possui ganchos que são capazes de se prender em qualquer coisa.

Mestral percebeu que durante suas caminhadas diárias pelos Alpes, ele e seu cão quase sempre ficavam com esta plantinha presa ao corpo, e foi então que ele decidiu que deveria fazer análises do Arctium ao microscópio para descobrir qual era o segredo da aderência dele.

Para sua surpresa, o que ele viu foi uma quantidade imensa de pequenos ganchos, que eram os responsáveis por se prender nos pelos de seu cão e também em sua roupa.

Foi a partir daí que ele decidiu desenvolver um tipo de fixador simples e prático, que permitisse que duas partes ficassem unidas de um modo perfeitamente reversível, dando origem ao velcro, uma das maiores e mais interessantes invenções do século XX.

A primeira patente veio em 1951, e depois disto, a própria palavra velcro virou sinônimo de qualquer coisa que gruda facilmente, especialmente no Brasil.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados