Colégio Web

Você lida bem com sua postura corporal?

1Como se já não bastasse todos os problemas de saúde que o homem contemporâneo enfrenta, também tem sido alto o índice de pessoas adultas e até mesmo crianças que desenvolvem problemas graves na estrutura óssea. Entre os idosos a situação recebe tons alarmantes. Quem de nós não já reparou o quanto nossos avós sofrem com as dores na coluna? Ou mesmo o quanto a estrutura do fêmur acaba sendo crucial quando eles perdem as forças nos membros que dão sustentação ao corpo? O que muita gente não sabe é que todos esses problemas podem ser evitados. E, melhor ainda, que não precisaríamos de tanta dependência de medicações para tratar bem da nossa estrutura óssea.

Publicidade

Os humanos são mamíferos que, diferente dos cachorros por exemplo, também possuem quatro membros importantes, mas não conseguem andar com os quatro membros no chão. O ideal, segundo os especialistas, é que nós pudéssemos caminhar como os cachorros. Até fazemos isso, mas só quando estamos aprendendo a engatinhar.
Logo em seguida, nos posicionamos apenas com a firmeza das pernas. E é nesse momento que começamos a punir nossa postura e gerar os vários problemas de saúde que tanto nos incomodam.

Coluna: aquela que nos sustenta

Quando nós apalpamos a região da nuca e vamos descendo as duas mãos pela região das costas, dá para percebermos que há saliências em toda a região. O que seriam? As partes da nossa coluna vertebral. E é a nossa coluna quem nos protege o tempo todo, inclusive sendo espaço de guarda da medula espinhal, uma área bem sensível que afeta todo o nosso organismo. Portanto, a coluna vertebral é a sustentadora do corpo. A começar pela nossa cabeça, costelas e todos os músculos que ali estão.

Vários ossinhos juntos e unidos compõem a coluna. Eles são chamados de vértebras e em praticamente todo ser humano a coluna será formada por 33 vértebras. É em função delas que conseguimos nos movimentar, fazer com que o tronco vá para qualquer região que o enviarmos: frente, trás, lado ou para baixo.

Manter boas posturas na coluna

2Agora ficou claro do porque de insistirmos tanto que a postura corporal seja bem observada e equilibrada em nosso dia a dia? Se a coluna estiver sendo bem tratada, estaremos cuidando de todo o corpo e evitando dores ou problemas mais graves de saúde. E o que muitas pessoas não percebem é que a coluna precisa ser observada desde o momento em que deitamos pra dormir, como nos levantamos da cama, a forma como carregamos os objetos ou mesmo como fazemos uma limpeza em nossa casa. Procurar as formas corretas de usar o corpo é pensar preventivamente e cuidar do nosso maior bem da atualidade: o corpo e a mente.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados