Colégio Web

Você sabe o que é Intertrigo?

Publicidade

Saiba o que é intertrigo e os fatores que causam essa doença de pele. Leia o artigo e veja como a doença se manifesta, quais os seus sintomas e a forma de prevenção.

O que é intertrigo?

É uma infecção da pele que ocorre pela fricção frequente de duas porções de pele. Geralmente, as partes do nosso corpo que estão mais vulneráveis à doença são as dobras como nas axilas, na virilha, nas nádegas, na barriga, no pescoço, sob as mamas, entre os dedos das mãos e dos pés, nas coxas das pernas e na área genital.

A quem pode se manifestar essa doença?

É uma doença que se manifesta em qualquer pessoa sem distinção de sexo ou idade. As pessoas mais atingidas com a doença são as pessoas acima do peso, bebês e mulheres no período de menstruação.

Quais os sintomas da doença?

Os sintomas mais frequentes da doença são manchas avermelhadas na pele, coceira excessiva e dor.

Primeiramente, a fricção constante da pele causa manchas avermelhadas e também ardência. Se não for tratada pode causar crostas na região e até a formação de bolhas.

Em casos mais graves da infecção que é causada pela contaminação de bactérias e fungos, gera doenças secundárias como é o caso da erisipela. Nesse caso, a doença deve ser tratada com antibióticos, e o mais rápido possível, pois seus sintomas podem levar a novas doenças ainda mais graves.

Quando o atrito ocorre na região das pernas, dependendo da evolução da doença, pode impedir o doente de andar.

intertrigo

Medidas de prevenção da doença

É uma doença mais propicia no verão, ou em dias quentes, portanto você deve seguir algumas medidas como:

  • Evitar o uso de roupas apertadas como calças e roupas íntimas;
  • Prefira usar roupa íntima apenas de algodão; deixe as demais para ocasiões especiais;
  • Evitar o uso de tecido sintético, usar tecido de algodão, mais leves e soltos que permitam a transpiração;
  • Cuidar bem da higiene do corpo, principalmente, das axilas, pés, mãos, as regiões com dobras e da ainda atenção especial para a higiene íntima.
  • Enxugue bem a pele, principalmente, as dobras e entre os dedos dos pés e das mãos.  Se preferir ainda pode usar o secador nos dedos dos pés.

Tratamento do Intertrigo

O tratamento da doença deve ocorrer o quanto mais breve possível para se evitar maiores complicações e o desenvolvimento de doenças secundárias mais graves.

Um médico deve ser consultado, nesses casos um dermatologista de sua confiança. A doença pode ser confundida com outras moléstias e micoses existentes. É indicada a realização de exame de sangue para o diagnóstico mais preciso, principalmente, para verificar se o indivíduo não está com diabetes. O intertrigo pode ser um dos sintomas inicial da diabetes.

Em casos mais simples o doente é tratado com aplicação de pomadas que tenham em sua fórmula óxido de zinco para alivio da coceira e regeneração da pele. Já em casos mais graves e crônicos, principalmente, em pessoas acima do peso e com diabetes o tratamento é com aplicação de pomada a base de antibiótico e antifúngico e medicamentos por via oral. Nesse caso, o tratamento é realizado de forma ininterrupta.

Nunca se automedique, pois somente um médico especialista pode avaliar o grau da doença e diagnosticar.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados