Colégio Web

Você conhece a ONU?

Publicidade

Com a intensificação dos conflitos na Faixa de Gaza, entre tropas de Israel e guerrilheiros do Hamas, muito tem se ouvido falar da ONU e de seus posicionamentos contrários aos conflitos.

Mas a grande pergunta é a seguinte: afinal de contas, você conhece verdadeiramente a ONU? Pois é para responder a esta pergunta que vamos apresentar a Organização das Nações Unidas para você.

Origens da ONU

ONU

Criada logo após a Primeira Guerra Mundial, durante as negociações que levaram ao Tratado de Versalhes, em 1919, a Sociedade das Nações, que também foi chamada de Liga das Nações, se reuniu pela primeira vez em 16 de janeiro de 1920.

A sua criação tem a ver com a necessidade de se ter uma organização mundial que tivesse como principal papel a manutenção da paz em todo o planeta, e a sua última reunião se deu em 19 de abril de 1946, sendo que no dia seguinte ela deixou de existir.

A organização que passou a atuar no lugar da Liga das Nações foi a Organização das Nações Unidas, mais conhecida mundialmente pela sua sigla, ONU, cuja sede está localizada em Nova York.

A ONU é dividida em diversas instâncias administrativas, sendo que as principais são as seguintes: Conselho de Segurança, Assembleia Geral, Conselho Econômico e Social e Conselho de Direitos Humanos.

Destes, o mais citado nos noticiários quase sempre é o Conselho de Segurança, que tem como principais deliberações tomar decisões em questões de paz e também de segurança mundial.

Além das instâncias administrativas, a ONU também possui outros órgãos complementares que atuam em outras áreas, com especial destaque para a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Programa Alimentar Mundial (PAM).

Países-membros da ONU

Paises ONU

Atualmente, a Organização das Nações Unidas conta com nada menos do que 193 países-membros, sendo que os principais compõem o corpo de membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU: Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e China.

Normalmente, a figura mais proeminente da ONU é o seu Secretário-Geral, que sempre aparece discursando em diversos eventos importantes, sendo que este cargo atualmente é ocupado pelo sul-coreano Ban Ki-moon, que assumiu o cargo em 2007.

Quem financia a ONU são os países-membros, que realizam contribuições voluntárias, e a organização conta com um total de 6 idiomas oficiais: inglês, chinês, francês, russo, espanhol e árabe.

A organização possui também uma bandeira oficial, e sua sede está em território internacional dentro da cidade de Nova York, nos Estados Unidos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados