Colégio Web

Você conhece o Tarot?

Publicidade

Muita gente já ouviu falar do Tarot, o jogo de cartas que supostamente teria a capacidade de desvendar o futuro ou de lançar luz sobre dúvidas e anseios de pessoas. Mas a pergunta que se faz é exatamente esta: será que você realmente conhece o Tarot?

É para ajudar a esclarecer um pouco as coisas em torno deste jogo de cartas místico e envolto em mistérios que resolvemos escrever este artigo, que falará um pouco sobre a História do Tarot e que também falará de suas vertentes mais famosas.

Origens

Você conhece o Tarot

Infelizmente, talvez para alimentar ainda mais o mistério em torno do Tarot, o fato é que suas origens são envoltas em nuvens, já que não se sabe ao certo onde de fato ele surgiu e passou a ser jogado como forma de observar o futuro.

Há vertentes de estudiosos esotéricos que acreditam que o Tarot surgiu no Egito Antigo, ao passo que outras vertentes acreditam que ele surgiu na França ou no norte da Itália entre os séculos XV e XVI.

No que diz respeito às suas origens, o Tarot já nos deixa com mais dúvidas do que certezas, o fato é que no que se refere ao seu nome, as dúvidas são ainda maiores e mais fortes.

A palavra Tarot (Tarô, Tarocchi ou Tarock) não possui etimologia definida pelos estudiosos, e a versão mais aceita indica que ela tenha origens na palavra árabe Turuq, que significa “quatro caminhos”.

Esta versão é mais aceita pelos estudiosos esotéricos por ter relação com os quatro elementos, que estão tão presentes em estudos cabalísticos e místicos e que podem ser vistos presentes nos chamados Arcanos Menores.

Tarot

As cartas

Normalmente, o Tarot tradicional mais utilizado por tarólogos e tarólogas do mundo todo possui 78 cartas, que também podem ser chamadas de lâminas, e que carregam grande simbologia mística.

Há 22 Arcanos Maiores, que representam as cartas mais importantes e mais simbólicas do Tarot: O Louco, O Mago, A Papisa, A Imperatriz, O Imperador, O Papa, Os Enamorados, O Carro, A Força, O Eremita, A Roda da Fortuna, A Justiça, O Enforcado, A Morte, A Temperança, O Diabo, A Torre, A Estrela, A Lua, O Sol, O Julgamento e O Mundo.

Eles são completos pelos chamados Arcanos menores, que apresentam 4 naipe: copas, ouros, espadas e paus, que representam os 4 elementos do universo, água, terra, ar e fogo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados