Colégio Web

Você conhece o Museu de Zoologia da USP?

Publicidade

O museu de zoologia da USP representa um dos patrimônios históricos mais importantes em nosso país e tão igualmente para o mundo. Vamos comentar sobre a sua história e sua importância para a biodiversidade e para os seres humanos. Você já fez uma visita ao Museu de Zoologia? Se ainda não, não poderá perder essa oportunidade que retrata um pedaço da fauna do nosso país.

Sobre o museu de zoologia

O Museu de Zoologia teve a sua origem em 1890, quando o Conselheiro Francisco Mayrink doou ao Governo do Estado de São Paulo uma coleção de história natural. Essa e diversas outras coleções formaram o Museu Paulista.  Todo esse acervo ocupou o prédio-monumento por volta de 1895 e foi organizado junto à Comissão Geográfica e Geológica fazendo parte do Museu Paulista também situado no Ipiranga.

MZUSP

Com o passar dos anos, muitas pesquisas foram desenvolvidas, assim como grandes trabalhos, aumentando as coleções existentes e crescendo novas coleções zoológicas, botânicas, etnográficas e históricas.

Em 1839, duas grandes criações foram realizadas com o intuito de ajudar na organização de todo o acervo existente no Museu Paulista. Foram criados o Departamento de Zoologia, da Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio do Estado de São Paulo.

Atualmente, o Museu de Zoologia está instalado em um prédio projetado pelo arquiteto Christiano Stockler das Neves, inaugurado em 1941. Esse prédio possui formas arquitetônicas que são conservadas como patrimônio histórico.

O prédio fica localizado no bairro do Ipiranga e ficou popularmente conhecido como o “Museu dos Bichos” por ter em sua fachada representações de animais, assim como em seus vitrais e no vão central do museu.

Desde 1969, o museu faz parte da Universidade de São Paulo recebendo o nome de “Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo”.

O Museu de Zoologia possui em seu acervo vários animais empalhados, assim como réplicas de ossadas pré-históricas e muita informação sobre o tema. O espaço fornece pesquisas para alunos de graduação e pós-graduação. A visitação pode ser realizada por qualquer pessoa em qualquer idade, pois agrada e encanta a todos.

Atualmente, o acervo da Biblioteca do Museu de Zoologia compreende mais de 100 mil volumes de livros, revistas especializadas, mapas e cartas geográficas, teses, meios eletrônicos e informações. Essa biblioteca é sem dúvida a mais importante biblioteca especializada em Zoologia do país e referência para estudiosos da biodiversidade do mundo. Acessando o site do museu você poderá obter maiores informações.

MZ USP

Localização do MZUSP

MZUSP – Museu de Zoologia da USP
Avenida Nazaré, 481 – Ipiranga
São Paulo – SP – Brasil – CEP 04263-000
Tel.: (11) 2065-8100

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados