Quando os europeus chegaram ao Brasil, em 1500, encontraram nessas terras milhares de pessoas. Tratava-se dos indígenas. Eles eram um povo organizado em vários grupos, cada qual com seus costumes e culturas próprias.

Os grupos indígenas caçavam, pescavam, colhiam frutas e raízes, plantavam vegetais e faziam vários objetos e armas. As terras onde viviam pertenciam a todos. Havia lugar para abrigar todas as pessoas e o trabalho era dividido entre homens e mulheres.

Os indígenas no Brasil atual

Indios

O contato com os portugueses, e posteriormente com outros povos que vieram para o Brasil, tornou impossível para os grupos indígenas continuarem a viver do seu modo tradicional.

Os indígenas precisaram abandonar suas terras ou mudar seu modo de vida. Por isso, muitos costumes deles se perderam com o contato com outras culturas e hábitos. Aqueles que decidiram viver nas cidades tiveram que se adaptar ao novo modo de vida e passaram a usar roupas, comprar alimentos e objetos industrializados. Alguns grupos que se mudaram para áreas mais isoladas no interior, em regiões mais afastadas, começaram a vender produtos agrícolas e artesanato próprio.

Atualmente, muitos grupos indígenas buscam cada vez mais preservar as tradições e costumes ancestrais, e ao mesmo tempo querem entender e adquirir o saber do homem branco para o seu povoado. Várias comunidades indígenas da Amazônia criaram um modelo de ensino que revolucionou o aprendizado do povoado.

Os indígenas acreditam que o aprendizado deve ser realizado de forma em conjunto, ou seja, o aprendizado deve ser uma troca entre o professor e o aluno. Ambos devem trocar as experiências, pois ninguém é dono do conhecimento, e todos devem juntos descobri-lo

Indigenas

É dessa forma que deve ser em todo o aprendizado, ou seja, uma troca de experiências em que o professor deve aprender com o aluno e vice-versa. Esse novo método de ensino foi criado pelos próprios índios que entendem que valores e princípios devem ser resgatados e preservados, além de realizarem pesquisas importantes para a sustentabilidade da região em que vivem.

Os índios entendem que todo o ensinamento deve agregar o conhecimento e não esvair toda uma cultura e tradição. Diversos dos ideais indígenas chamam a atenção. Por exemplo, eles são muito conectados à natureza, e hoje, apostamos nas drogas farmacêuticas. De qualquer forma, fazemos uso de seus conhecimentos que se perpetuaram, principalmente os mais idosos.

Eles são poucos, mas ainda estão vivos e vivendo em suas próprias regiões, com suas próprias leis. Isso é bom, pois eles são o verdadeiro sangue brasileiro.