Estudar não é uma tarefa fácil, mas se faz presente em nossas vidas por muito tempo. Na escola, quando somos crianças e adolescentes, aprender parece ser mais enfadonho ainda, até porque muitos professores não facilitam, outras vezes porque não nos relacionamos bem com a disciplina, ou até mesmo por preguiça e falta de motivação.

No entanto, é necessário saber tudo que é explicado, pois é importante para a vida. Quanto mais culto, mais chances de ter bons resultados profissionais e se dar bem como um adulto. Logo, utilizar das mais variadas estratégias a fim de aprender mais, fixar melhor o conteúdo e entender o que cada capítulo quer dizer é essencial!

Então, hoje nós o introduziremos a uma das melhores maneiras para estudar e ir bem nas provas: o fichamento. Você já ouviu falar? Tem dúvidas sobre seu sistema? Confira!

Tudo sobre Fichamento

Vantagens e Desvantagens do Fichamento

Este método de ensino e aprendizado se baseia na confecção de pontos importantes de uma determinada matéria ou capítulo a fim de resumir todos os textos para apenas algumas linhas mais importantes, facilitando a leitura e permitindo menor gasto de tempo.

Ele é bastante utilizado principalmente quando há muitas páginas a serem estudadas e o aluno precisa dar um jeito de diminuir tudo aquilo para não perder tanto tempo. É bom para revisões, também, quando lembramos sobre as matérias, mas precisamos de alguma linha de raciocínio para colocar todo o conhecimento em prática.

Hoje, diversos professores e alunos utilizam o fichamento no dia-a-dia. No entanto, ele tem suas vantagens e desvantagens, como você pode verificar abaixo.

Vantagens do Fichamento

Nem todos têm tempo de ficar horas e horas em frente ao livro lendo página por página. Além disso, menos pessoas ainda podem fazer isso por 2 ou 3 dias. Logo, deve-se utilizar alguma estratégia para diminuir o tempo de estudo e facilitar a revisão nos dias subsequentes. O Fichamento permite isso!

Ao passar o olho nas páginas do conteúdo, as informações mais importantes devem ser gravadas em formato de tópico em outra folha. Assim, você terá tudo o que há de mais importante e poderá ler e reler quando quiser, utilizando pouco do seu tempo, pois tópicos são fáceis de serem entendidos.

Outra boa vantagem é a condensação de informações. Um livro muitas vezes assusta com o tanto de páginas, mas se apenas o que há de melhor for extraído, ele ficará bem mais curto e menos amedrontador.

Desvantagens do Fichamento

Mas nem tudo é perfeito! O fichamento parece ser a solução dos seus problemas, mas também não é bem assim. Muitas pessoas apostam tudo nela, mas se esquecem dos detalhes! Em fichamento, somente tópicos estão escritos, portanto quando não se sabe a matéria, fica difícil desenvolver uma frase em diversas outras mais completas.

Há também o fato de não combinar com matérias de exatas, como física, química e matemática. Todas elas requerem prática, e fichamento pouco ajudará. Nestes casos, botar a mão na massa é mais do que essencial para ter sucesso e garantir uma boa nota!

Deixe sua opinião nos comentários.