Colégio Web

Vantagens e Desvantagens das Escolas de Tempo Integral

O período de ensino integral vem como um enorme auxílio para a família que fica atribulada o dia todo. Mas será que é a melhor escola? Veja os prós e contras!

Publicidade

As nações que são consideradas, pela opinião pública, como modelos de educação de qualidade, tais como: Coreia do Sul, Finlândia, Chile e Irlanda têm um ponto em comum: o sistema de ensino de turno integral. Isto é, os alunos ficam a maior parte do dia na escola, por quase 9 horas.

No Brasil, o máximo que os alunos ficam na escola é por um período de 5 horas a cada dia. Assim, a questão não é apenas em relação às diferenças de nível educacional das crianças e jovens brasileiros, mas de toda a estrutura de desenvolvimento do país, que, na esmagadora maioria dos casos, não provém estrutura suficiente para oferecer ensino desse tipo para seus alunos.

Entretanto, a realidade educacional, mesmo que em ritmo bem lento, começa a dar sinais de mudança, no Brasil e, desse modo, as escolas particulares, em grande parte, começam a oferecer a opção de um turno integral, no qual o estudante poderá desfrutar de uma série de atividades extracurriculares como esportes, danças, línguas estrangeiras, danças, teatro etc. Tudo isso servindo para completar a educação recebida em sala de aula, nas aulas tradicionais.

É fato que os pais que optam por tal tipo de ensino há, como motivo, o fato de trabalharem bastante e não poder deixar seus filhos com alguém. Nesse caso, o período de ensino integral vem como um enorme auxílio para a família que fica atribulada o dia todo.

Evidentemente, fazer a matrícula de filhos em escola de período integral apresenta tanto prós quanto contras. A seguir apresentaremos alguns dos principais, para que você possa tomar a melhor decisão sobre a educação de seu filho ou parente.

Escola de Tempo Integral

Vantagens das Escolas de Tempo Integral

  • Planejamento e Atividades – Embora uma carga horária mais extensa possa acarretar mais cansaço, um período maior dentro das dependências da escola pode ser muito interessante ao aluno, desde que haja uma boa diversidade de tarefas e atividades, distribuídas ao longo do tempo. Ou seja, a boa equação é uma divisão entre atividades curriculares e extras;
  • Menos tempo ocioso em frente à TV ou ao PC – Conforme afirmam especialistas, um dos grandes entraves na educação de muitas crianças é o tempo que passam vendo TV ou no computador. Então, a criança e/ou jovem, precisa ser totalmente estimulado de formas diferenciadas, de modo a descobrir novas formas de se entreter e ser estimulado em suas potencialidades. Só em um local como uma escola os alunos receberão assessoria total e novos conhecimentos, conforme a necessidade.

Desvantagens das Escolas de Tempo Integral

  • Diminui a participação ativa dos pais – embora todos saibamos que uma escola jamais poderia substituir um trabalho junto ao ambiente familiar. Desse modo, o indicado é ficar uma parte do dia afastado, enquanto se está no trabalho, mas que, quando os pais saíssem se deu ambiente profissional, estivessem aptos a conquistar um tempo de qualidade com a criança ou o jovem. Caso não haja atenção adequada dos pais, os danos podem ser terríveis ao lado emocional do filho, uma vez que não terá mais referência, porque se relaciona bem mais e melhor na escola.
  • Escolas sem estrutura – Além desse fator, há pouco ou quase nenhum planejamento de atividades, que, quando ocorrem são negativas, pois não se consegue executar a contento, pela falta de material que a instituição deveria ser capaz de prover. Mais uma vez, os pais precisam entrar em ação, para verificar atentamente o calendário de atividades oficial, para ter uma ideia do que a escola poderá/deverá oferecer.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados