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Vantagens e desvantagens das escolas de tempo integral

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Uma das questões mais polêmicas em relação à educação está no que se refere às escolas de tempo integral, que é um tema que divide opiniões, sendo que de um lado há um grande número de pessoas que defendem a sua implantação e do outro há outro grande número de pessoas que são contrárias a elas.

Portanto, vamos listar aqui algumas das principais vantagens e desvantagens levantadas e apontadas pelos dois lados desta polêmica disputa, para que você também possa tomar partido sobre o assunto. Vamos vê-las!

Vantagens das escolas de tempo integral

Escola Integral

Para os defensores da escola em tempo integral, com ela há um ganho considerável no que diz respeito ao planejamento escolar, que passa a contar com mais tempo, além também das atividades extracurriculares, que ganham mais tempo também para serem realizadas, ampliando e melhorando a formação dos alunos.

Além disso, para alguns pais, a escola em tempo integral também é importante para reduzir o tempo que seus filhos passam diante da TV e também do computador, além do vídeo game, o que pode ser considerado bom para eles.

Portanto, para os defensores da escola em tempo integral, com ela o aluno tem um aprendizado mais completo e sem correria, já que os professores passam a ter mais tempo para não precisar ter de correr com o conteúdo no final do ano, como normalmente ocorre nas escolas tradicionais.

Desvantagens das escolas de tempo integral

Vantagens e desvantagens das escolas de tempo integral

Para muitos pais, no entanto, a escola em tempo integral acabará por diminuir ainda mais a participação efetiva dos pais na criação e na educação de seus filhos, o que, especialmente para pais que trabalham em meio período, pode ser considerado ruim.

E também, isso irá ocorrer, segundo os críticos da escola de tempo integral, por causa do maior tempo que seus filhos irão ficar no ambiente escolar, recebendo educação e formação dos professores, deixando os pais em segundo plano, o que não pode ser considerado positivo.

Há também, no caso do Brasil, o fato de que o país não possui escolas com boa estrutura para atender aos alunos em tempo integral, o que, para muitos especialistas pode significar um grande erro, já que estaríamos apenas ampliando o tempo de permanência dos alunos na escola, mas não estamos dando nada de novo para que eles aproveitem este maior tempo por lá.

A conformação atual da maior parte das escolas públicas brasileiras, especialmente, é deplorável, e mal consegue atender às necessidades básicas de uma realidade em meio período, que dirá em tempo integral.

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