Colégio Web

Vale a pena estudar pelo YouTube?

Publicidade

A hora dos estudos não é nada simples! A maioria das pessoas possui dificuldades grandes para se concentrar e memorizar conteúdos necessários para diversas finalidades, desde o ensino regular como fundamental e médio, até mesmo o ensino superior e para quem deseja passar em um concurso.

Concentração é um fator essencial nesses momentos, pois ficar facilmente entediado e sem prestar atenção no que está estudando é bastante comum entre os diversos tipos de estudantes, além disso, um local adequado, tranquilo, silencioso, bem organizado e com boa luminosidade é extremamente importante para sua concentração.

Um outro fator que pode mudar tudo ao longo dos seus estudos é o material didático. Se você precisa de um conteúdo pré-estabelecido você precisa de um material que abranja tudo o que precisa, além de ser claro e explicativo, o que pode ser uma tarefa quase impossível de conseguir, e muitas vezes pode ficar bem caro.

É nesse momento podemos colocar o YouTube, sim, essa plataforma para vídeos pode se tornar uma grande aliada na sua maratona de estudos, pois atualmente você pode encontrar de tudo nela. Neste artigo vou falar um pouco mais sobre como você pode usar o YouTube para seus estudos e por que ele pode ser essencial para que você se concentre melhor e apreenda muito mais informações do que em métodos mais tradicionais de ensino, como os livros.

EstudarYoutube

A invasão dos vídeos

Você sabia que atualmente mais de 50% do tráfego de toda a internet é somente com vídeos? Sim isso é a mais pura verdade, e especialistas ainda afirmam que nos próximos anos essa porcentagem deve subir ainda mais chegando até mesmo 90% de todo o tráfego na internet.

Você pode se perguntar para que eu estou falando isso e o que isso tem a ver com valer a pena estudar pelo YouTube ou não, bom eu vou explicar por que, e te digo que essa explicação está diretamente ligada ao motivo pelo qual os vídeos fazem tanto sucesso.

Os vídeos tem feito tanto sucesso pelo simples fato de conseguirem passar informações e ilustrá-las de modo muito mais fácil, didático e apreensível do que outros métodos, como por exemplo, o texto.

Sabe aquela velha máxima de que uma imagem vale mais do que mil palavras? Agora imagine várias imagens em sequencia que fazem um vídeo, então este é o princípio. Um único vídeo pode te levar informações de uma maneira muito mais leve, rápida e didática, com ilustrações e outros elementos, do que um livro didático pode conseguir.

Vale a pena estudar pelo YouTube

Além disso, um vídeo possui diversos canais de informações ao mesmo tempo, ou seja, enquanto você estuda com um vídeo você está sendo estimulado de várias formas como audição e visão e isso torna a fixação das informações muito mais rápida e fácil e, claro, muito mais divertida.

Uma escola digital

Principalmente para você, que está no ensino médio, o YouTube está lotado de vídeo aulas com informações das mais diversas matérias como Física, Química, Matemática, História, Geografia, entre outros, o que torna estudar pelo YouTube uma ótima forma de aprender e que, com certeza, vale a pena.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados