Colégio Web

UFABC: primeira universidade federal com 100% professores doutores

Publicidade

A educação brasileira pode se orgulhar de alguns feitos, como por exemplo contar com a primeira universidade federal com 100% de doutores em seu corpo docente: A Universidade Federal do ABC, ou UFABC, é a grande responsável por esse feito. Com alta participação em diversos rankings de universidades brasileiras, a UFABC coleciona conquistas, sendo também a segunda universidade brasileira nesse quesito de doutores, contando com médio impacto em publicações científicas acima da média mundial, segundo estatísticas da SCImago Institutions Rankings.

A instituição atua com o lema “Universidade de Ponta para o Século XXI”, e cumpre a tarefa: Com criatividade e ousadia, o trabalho da UFABC é reconhecido em avaliações de infraestrutura, corpo docente e nota de formandos, com pontos em destaque em rankings como ENADE, IGC (Índice Geral de Cursos do MEC), entre outros.

Ocupa o primeiro lugar atualmente entre as universidades nacionais no ranking SCImago entre os quesitos “Excelência em Pesquisa”, “Publicações de alta qualidade” e “Impacto normalizado das suas publicações”.

Universidade Federal ABC

Qualificações da UFABC

Além de ser a única universidade federal do país com 100% de professores doutores (o que representa grande qualidade no ensino da instituição, com graduações centradas em ensino especializado e amplamente reconhecido), a UFABC também é a primeira entre as universidades brasileiras no quesito “internacionalização”, a partir de avaliação do ranking universitário Folha 2013. Isso significa que a universidade tem força no envolvimento estrangeiro, trabalhando com relações culturais diversificadas e pacíficas em um envolvimento produtivo e participativo.

Reconhecida e altamente comentada por artigos franceses e mexicanos, relacionando projetos interdisciplinares da universidade, a UFABC conta com boas referências e grande atenção na mídia.

UFABC

Investimento em pesquisa na UFABC

O reconhecimento como única universidade federal com 100% do quadro de professores com doutorado traz uma condição ainda mais desenvolvida à instituição. O reflexo desse título traz com que a UFABC seja caracterizada entre as maiores universidades brasileiras na área de nanotecnologia, análise feita a partir do edital de bolsistas em produtividade em pesquisa do CNPq. Além disso, a universidade conta com professores que venceram o Prêmio Capes de Melhor tese, sendo reconhecidos e agraciados com a Comenda e com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, altamente reconhecidos por membros da Academia Brasileira de Ciências e por outros representantes do cenário científico nacional. Entre as maiores pesquisas da UFABC, concluídas ou em andamento, contamos com o apoio de institutos nacionais e internacionais de amplo destaque.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados