Colégio Web

Trânsito caótico no Brasil: o que fazer?

Publicidade

Na verdade, não é o transito que é violento, mas as pessoas que participam desse trânsito é que são violentas. Por que tanta violência com outro ser humano? Quais as razões que levam uma pessoa a brigar com outra e muitas vezes terminar em morte? Quantos acidentes ocorrem por ano em vias e nas estradas? Precisamos amenizar essa realidade mudando nossos hábitos e atitudes! Acredita-se que as pessoas estejam tão estressadas que qualquer motivo serve para uma boa briga e discussão. A cada dia as pessoas estão mais agressivas. Vivemos em uma grande guerra que quem perde é a vida humana.

As estatísticas mostram que 45 mil óbitos são registrados todos os anos em nosso país.

Acidente Transito

Infelizmente, para muitas pessoas andar de carro nas grandes cidades ainda é interpretado como status, pois é mais confortável, para quem tem uma postura mais individualista, preferem a privacidade e utilizam a posição de superioridade. Muitos motoristas e pedestres que entendem que são superiores de alguma forma cometem infrações, sem se importarem com as consequências desastrosas que podem ocorrer.

O que é preciso para alterarmos essa realidade?

Todos nós sabemos o que falta no trânsito, não é mesmo? As pessoas precisam de respeito e cautela ao dirigir. Para isso, basta nos colocarmos na posição do outro. Nem sempre estamos em um bom dia, ou estamos ansiosos e estressados. Devemos incorporar a visão do outro, a fim de percebermos o nosso comportamento nas mesmas atitudes, pois todas as pessoas fazem parte de um grupo comandado pelas mesmas leis. É preciso também mudanças de atitudes para aliviar a tensão no trânsito em que podemos relaxar ouvindo uma boa música, para viver em harmonia; cada ser é um indivíduo que possui família e um destino certo, não cabe a qualquer ser humano alterar o destino de outro.

Lei Seca

Contribuição do Governo na melhoria do trânsito

O governo, por meio de propagandas, incentiva a não violência no transito. Por isso, criou em 2008, a Lei 11.705/08, que conhecemos como a Lei Seca, na tentativa de contribuição para a queda de violência no trânsito. Mas ainda as pessoas não se conscientizaram de que a mistura de álcool e direção não combina. É preciso a mudança no comportamento das pessoas com mais respeito e amor ao próximo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados