Colégio Web

Trabalhador urbano na indústria e comércio

Publicidade

O trabalho é necessário para nossa sobrevivência. Ele é a forma digna e correta que temos para receber dinheiro em forma de remuneração pelo serviço realizado. Existem vários tipos de trabalhadores, e eles podem ser de empresas públicas ou da iniciativa privada. Vamos entender o que cada um deles realiza como forma de trabalho.

Funcionário público

No município, todos nós pagamos por diversos serviços públicos. Esses serviços são prestados e executados pelos funcionários públicos. Para ser um deles, é preciso estar apto a concorrer a um cargo público por meio de concurso.

Trabalhador urbano

Comerciario

Nas zonas urbanas, as pessoas trabalham em indústrias, bancos, escolas, hospitais e no comércio (lojas, supermercados, restaurantes, bares, padaria, e muito outros lugares).

O local onde possui maiores oportunidades de trabalho é no centro da cidade. Muitas pessoas se deslocam dos bairros onde moram para outros bairros e cidades em busca de melhores oportunidades de emprego.

Alguns profissionais que trabalham na cidade são:

  • Operários: trabalham na construção civil, nas fábricas e nas montadoras de automóveis, por exemplo;
  • Bancários: pessoas que trabalham em agências bancárias;
  • Comerciários: pessoas que trabalham em estabelecimentos comerciais como lojas, supermercados, açougue, padaria, etc;
  • Feirantes: pessoas que trabalham em feiras livres;
  • Outros como mecânicos, jornaleiros, entregadores, advogados, jornalistas, bombeiros, farmacêuticos, e muitos outros.

Trabalho na indústria

Trabalhador

Nas cidades, muitas pessoas trabalham nas fábricas. As indústrias são responsáveis pela maioria dos produtos que usamos em nosso dia a dia. Elas transformam a matéria-prima em produtos industrializados. Os trabalhadores nas indústrias chamam-se operários, já os donos das indústrias são chamados de industriais.

Você sabe o que é matéria-prima e produto industrializado?

  • Matéria-prima é todo o material que geralmente é retirado da zona rural para fabricar diversos produtos como o milho, cana-de-açúcar, soja, tomate, algodão, etc.
  • Produto industrializado é a matéria-prima que passa por processo de transformação em uma indústria para chegar até aos consumidores.

Trabalho no comércio

O comércio é uma atividade de compra e venda de produtos. São vários os produtos que são comercializados, como calçados, roupas, livros, móveis, imóveis, entre outros.

Os locais onde são vendidos e comprados os produtos conhecemos como estabelecimentos comerciais. As pessoas que trabalham no comércio são os comerciários e os donos dos estabelecimentos comerciais são os comerciantes. Os consumidores são as pessoas que compram os produtos assim como você. O consumidor possui alguns direitos que são protegidos por lei por meio do “Código de Defesa do Consumidor”.

Os produtos que são vendidos no comércio possuem a procedência das indústrias e do campo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados