Colégio Web

Tomar sorvete no frio deixa doente?

Publicidade

Quem nunca ouviu a mãe dizer para não chegar perto do pote de sorvete no período de inferno, para não pegar gripe? Esse é um conceito criado automaticamente devido ao fato de que no inverno os casos de gripe aumentam e, neste caso, as mamães cuidadosas proíbem seus filhos de encostar em bebidas e sobremesas geladas, sendo o sorvete o principal alvo.

O que muitas dessas mulheres cuidadosas se esquecem é que a propagação de doenças é maior devido ao fato de passarmos mais tempo em ambientes fechado – a fim de se proteger de rajadas de vento frio – o que facilita a contaminação, já que os vírus e bactérias não tem por onde sair e ficam no mesmo lugar.

Países reconhecidos por possuírem invernos rigorosos mantém o hábito de tomar sorvete, inclusive durante o inverno. Na Itália, por exemplo, o sorvete – mais conhecido como gelato – é considerado uma de suas principais sobremesas. Os italianos não abrem mão de um sorvetinho mesmo durante a estação mais fria do ano.

tomar sorvete

Você sabia…?

Existem diversas versões quando se trata da origem do sorvete, no entanto, a mais comum relata que o sorvete foi inventado pelos chineses a mais de 4 mil anos. A princípio, era produzido com leite de arroz e gelado na neve e desde o começo, agradou a todos da nobreza – que eram os únicos a ter acesso à iguaria.

Há indícios que em suas expedições, o viajante Marco Polo se deparou com uma grande variedade de cremes produzidos com frutas. Ele trouxe o conhecimento para a Itália, por volta de 1271.

A primeira sorveteria do mundo surgiu em Paris no ano de 1670. O italiano Francisco Procópio abriu um café que também vendia sorvetes. O tamanho do sucesso foi tão gigantesco que, em um período de 6 anos, foram abertas mais de 250 sorveterias naquele país.

tomar sorvete saúde

A chegada do sorvete no Brasil se deu com a monarquia, mais precisamente no Rio de Janeiro, àquela época, capital da República. Lourenço Fallas abriu duas casas de sorvete que atendia toda corte e mandou importar gelo dos Estados Unidos para preservar o produto.

Então, quando você estiver com vontade de tomar sorvete no inverno, não se acanhe. A sobremesa não fará mal, apenas que você já esteja com algum problema de garganta ou resfriado. Neste caso, o consumo pode agravar ainda mais o seu estado clínico.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados