Colégio Web

Tipos de moradia e construção civil

A moradia é o local onde as pessoas vivem, constituem uma família e são felizes. Para ela existir, é preciso da construção civil. Confira todos os detalhes!

Publicidade

Você sabe o que é uma moradia? Sabe quais são os tipos existentes? Vamos entender melhor todas essas perguntas! Todas as pessoas precisam de um lugar para morar, um lugar em que possam se alimentar, cuidar da higiene pessoal, brincar e dormir tranquilamente. Esse lugar é a moradia, que também conhecemos como residência, casa ou lar.

Direito à moradia

Todas as pessoas precisam de uma moradia que atendam às suas necessidades, ou seja, de uma moradia digna, com saneamento básico e eletricidade. Um lugar em que se possa viver de forma tranquila e com proteção.

A moradia é um direito garantido pela nossa constituição para todas as pessoas, mas não é bem assim que acontece. Muitas pessoas não possuem moradia, vivem nas ruas ou em abrigos. Você já deve ter visto pessoas vivendo nessas condições, não é mesmo? É uma situação muito triste e preocupante.

As moradias são diferentes

Moradia

Você já reparou que existem vários tipos de moradias? Andando pelas ruas a pé ou de carro podemos ver várias construções diferentes. Observamos prédios, casas térreas, sobrados, edifícios e muitos barracos. Todos esses são tipos de moradias encontramos nas cidades, mas também existem moradias em várias outras regiões do nosso país, como ocas, palafitas e casas de pau a pique.

Como construir uma moradia?

Para se construir uma moradia, são necessários muitos materiais e profissionais especializados a fim de garantir a segurança da construção.

Alguns dos materiais utilizados para a construção de uma moradia são: cimento, areia, tijolos, bloco de concreto, ferro, madeira, barro amassado, palha, portas e janelas, revestimentos como pisos e azulejos, e muitos outros. Os materiais a serem usados dependerão do tipo de casa que se deseja construir.

Pessoas de uma mesma comunidade se reúnem e constroem a própria casa com ajuda mútua e solidariedade. Cada pessoa fica encarregada de uma parte da construção até chegar ao seu final. Isso se chama de mutirão, todos trabalham e recebem cada um a sua moradia pronta.

Profissionais que participam da construção da moradia

Construção

São muitos os profissionais que participam da construção de uma moradia, e cada qual tem a sua responsabilidade assim como:

  • O arquiteto é responsável pela planta de construção do imóvel (moradia);
  • O engenheiro realiza o calculo de material, a forma que será realizada a obra e sua fiscalização;
  • O mestre de obras fiscaliza os trabalhos;
  • Os pedreiros trabalham executando o serviço da construção das paredes, colocação das portas e janelas e de todo o acabamento;
  • O encanador coloca os canos e torneiras nos devidos lugares;
  • O eletricista faz as instalações elétricas para que se tenha a energia elétrica;
  • O pintor deixa tudo bem bonito pintando as paredes, teto, portas e janelas;
  • O serralheiro realiza o trabalho com as grades de ferro e os portões;
  • O carpinteiro cuida do telhado e da confecção das portas e janelas.

Cômodos de uma moradia

Os cômodos de uma moradia são suas divisões como a cozinha, o banheiro, a sala, o quarto, o quintal e a garagem para o carro.

Converse com seus amigos e compare suas moradias, seus cômodos e como você se diverte em sua moradia!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados