O sonho de construir a própria casa é algo presente em grande parte da população. Afinal de contas, escolher cada detalhe de onde se vai morar e desenvolver algo personalizado para si é o sonho de muita gente.

Mas o que pouca gente sabe é que uma construção é mais do que desenhar a casa e erguê-la no terreno, envolvendo muito mais processos que são essenciais para a boa execução da construção. E um desses processos é a terraplenagem.

E é para que você entenda melhor o que é e como funciona esse processo essencial em todas as construções que nós reunimos aqui uma série de informações que vão explicar de maneira detalhada como esse processo funciona.

terraplenagem

O que é a terraplenagem

A terraplenagem nada mais é do que um processo que busca tornar a terra ou um determinado terreno plano. Ele é utilizado principalmente em terrenos que possuem declives e que podem causar problemas na hora de construir uma casa ou um edifício.

Para conseguir realizar tal feito, ele retira a terra dos locais mais altos do terreno e a deposita na parte mais baixa do mesmo, tudo para conseguir deixa-lo plano. Além disso, também consiste na limpeza do terreno, retirando eventuais detritos que lá estejam depositados, retirando inclusive vegetação, restos de árvores e possíveis pedras de maior porte que possam prejudicar a construção da residência em questão.

Como é feita a terraplenagem

Terraplenagem o que é e como funciona

A terraplenagem é um processo que a primeira vista parece bastante simples, mas envolve algumas análises mais complexas para que seja realizada da maneira correta. Dessa forma, antes de realizar a terraplenagem em um determinado terreno é preciso consultar um profissional de área para avaliar o local e ver o que é possível de ser feito.

Para conseguir realizar a remoção e a realocação de terra são utilizadas máquinas retroescavadeiras, pá carregadeiras e tratores de esteira que conseguem realizar o nivelamento do solo de maneira eficiente e muito mais rápida do que aconteceria caso o trabalho fosse feito de maneira manual.

Depois de um estudo de terreno realizado por um profissional vai poder ser feita a escolha do melhor método de terraplenagem para o local em questão para que a construção seja possível. Pode ser ele por meio de escavação, quando a terra é apenas retirada do local, por aterramento, quando é preciso colocar terra no terreno – normalmente a terra vermelha -, por meio de drenagem, quando é feita a retirada de água, por destocamento, quando é preciso realizar a retirada de restos de árvores ou plantas, por demolição, quando uma construção já existente é derrubada para dar lugar a outra, ou por meio de compactação do solo, quando são utilizados rolos compressores para gerar estabilidade ao terreno.

É importante que o processo seja feito por profissionais qualificados e competentes. Isso porque uma terraplenagem mal feita pode causar uma série de problemas, como erosão e deslizamento de terra.