Colégio Web

Técnicas para facilitar a memorização

Publicidade

Com tantas tarefas listadas na agenda do dia a dia, cada vez mais pessoas começam a apresentar dificuldades imensas para memorizar informações importantes, o que pode significar prejuízos nos estudos e problemas na vida profissional e social.

Portanto, vamos listar 4 técnicas importantes e muito úteis que poderão ajudar você a melhorar a sua capacidade de memorização. Vamos ver quais são elas?

Organização

Para quem precisa melhorar a capacidade de memorização, a organização pode ser a chave para o sucesso, já que será dividindo melhor o tempo disponível que você conseguirá memorizar melhor as informações.

Quando se tem que estudar um determinado tema, é fundamental que você tenha em mente a quantidade necessária de tempo que você irá precisar para conseguir estudar direito, já que organização é tudo!

A conta é simples, já que você terá que dividir o tempo necessário para estudar o tema desejado pelo tempo disponível diariamente.

Memorização

Use palavras-chave

Quando você for memorizar algo, não se limite a ler o conteúdo que deseja memorizar, mas procure também escrever um pouco sobre esse conteúdo.

O segredo nessas horas é o uso das palavras-chave, onde você reforça em sua mente palavras que simbolizem determinados conteúdos, o que facilitará a memorização, e não deixará que sua mente te traia na hora decisiva.

O melhor treino é a repetição

Quando você vê um lutador de artes marciais realizando movimentos espetaculares, se pergunta como ele consegue fazer aquilo.

Pois o segredo está na repetição, que é o melhor treino que há no mundo. E ela funciona perfeitamente para quem deseja memorizar algo, já que é por meio dela que o cérebro começa a se familiarizar com determinados conteúdos.

Portanto, se deseja memorizar algo, procure repetir muitas vezes, por meio de exercícios, simulados ou mesmo lendo e repetindo em voz alta. Isso ajudará em muito na memorização.

Memorização e saúde

tecnicas de memorizacao

É impressionante, mas há muita gente que acredita que para conseguir melhorar sua capacidade de memorização, é necessário abrir mão da própria vida, se sacrificando e deixando saúde e descanso de lado.

Pois a resposta é não, já que para que uma mente consiga melhorar sua capacidade de memorização, é fundamental que essa mente tenha descansado bem na noite anterior, por exemplo.

Portanto, lembre-se que uma mente cansada não será capaz de apresentar uma boa capacidade de memorização.

Portanto, durma bem, se alimente corretamente, e separe algumas horas por dia para estudar e para melhorar sua capacidade de memorização.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados