Colégio Web

Técnica Pomodoro para Aumentar a Produtividade

Publicidade

Nenhuma pessoa na Terra nunca reclamou dos estudos ou do trabalho. É normal, tem dias que estamos mais cansados, tristes e desinteressados. Há ainda dias em que estamos empolgados com diversas outras notícias boas, mas perdemos o foco sobre o que é importante realizarmos.

Por isso, tanto se busca por maneiras de aumentar a produtividade. Esta caça é quase tão grande quanto de emagrecer, pois a procura nunca acaba e poucos têm êxito. No entanto, independente de qual seja o seu objetivo, tudo vai partir de você! Você é a pessoa que está no controle sobre si próprio, portanto, pode mudar a rotina e a forma como vem vivendo.

Você acha que está estudando muito pouco? Acha que está rendendo abaixo do esperado no trabalho? Não consegue ficar focado em uma ação por muito tempo? Então, confira mais detalhes sobre a Técnica Pomodoro!

O que é a Técnica Pomodoro?

Certa vez, um italiano chamado Cirillo estava com problemas na faculdade, pois não conseguia estudar de jeito nenhum. Ele sentava, pegava o livro e começava a ler, até que se distraia e mudava de rumo. Quem nunca, não é mesmo? No entanto, deste problema ele descobriu uma das maneiras mais famosas de aumentar a produtividade.

Andando na cozinha ele viu um timer em formato de tomate (pomodoro, em italiano). Foi quando teve a luz! “E se eu coloca-lo para durar 10 minutos e neste tempo eu não fazer nada além de estudar?”. Foi o que fez. Falhou a primeira vez, a segunda, a terceira… E foi indo, até que obteve sucesso.

A premissa é bastante simples: você tem que ficar focado por tempo suficiente em apenas uma ação, sem fazer mais nada. Depois de estudar melhor esta descoberta, ele estimou que o tempo base para que as pessoas façam é de 25 minutos. Há quem consiga muito mais, só que estes já são experientes.

Técnica Pomodoro

Como utilizar a Técnica Pomodoro no seu dia-a-dia?

O italiano fez um livro sobre isso e se tornou um sucesso. O lado bom é que você pode utilizar gratuitamente, pois não é preciso nada além de um cronômetro. Uma dica que dou é utilizar música. Pegue uma canção de 15 minutos, por exemplo, e use como base para você realizar sua ação.

Se o seu problema está nos estudos, comece a se programar para focar apenas no livro. Esqueça a internet, celular, Facebook e videogame para ficar lendo o conteúdo sem paradas. No início, você se pegará viajando na maionese, é normal, mas você não pode se entregar.

O criador desta técnica recomenda que a pessoa faça 25 minutos de Pomodoro, depois pare por uns 5 minutos, que é o tempo de ir ao banheiro, tomar água, etc, e volte. Após 3 sessões de 25 minutos, ele recomenda que é necessário dar uma pausa maior, algo em torno de meia hora. Aproveite para tomar banho e relaxar a cabeça.

Muito provavelmente após este tempo você já terá feito tudo o que deveria. O que você faz em uma hora, pode fazer em menos de meia hora com a Técnica Pomodoro! É muita economia de tempo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados