Colégio Web

Super Bowl: um dos maiores eventos esportivos do mundo

Publicidade

O futebol americano ainda não é tão popular no Brasil quanto o nosso tradicional futebol jogado com bola redonda e com os pés, mas o fato é que sua popularidade, muito por conta das transmissões da TV fechada, cresceu muito por aqui nos últimos anos.

Nos Estados Unidos, o jogo da bola oval é simplesmente o evento esportivo mais importante e mais visto de todos, e em números, é simplesmente um dos eventos mais importantes do mundo na atualidade.

As origens

Super Bowl

O Super Bowl é disputado desde 1967, a partir da junção das duas principais ligas de futebol americano nos Estados Unidos na época, a NFC e a AFC, é hoje o jogo mais importante da temporada regular da NFL (National Football League).

É por meio do Super Bowl que é decidido o campeão da temporada regular, e a sua realização mobiliza tanta atenção que patrocinadores chegam a desembolsar verdadeiras fortunas apenas para conseguir exibir um comercial durante o evento.

Os dois primeiros anos em que o Super Bowl foi realizado acabaram com vitórias do Green Bay Packers, que tinha como técnico Vince Lombardi, que acabou emprestando seu nome ao troféu que é disputado até hoje pelas equipes.

Atualmente, o Super Bowl é tão visto que sua audiência é simplesmente a maior dentro dos Estados Unidos, e no âmbito mundial, só perde para a final da UEFA Champions League, que é o campeonato de clubes mais importante do futebol convencional.

Shows e uma verdadeira lição para o Brasil

Tom Brady SuperBowl

Muita gente reclama da falta de organização do futebol brasileiro, que não é capaz de vender um produto atrativo para atrair público e mídia de modo realmente eficiente, enfraquecendo campeonatos locais e perdendo jogadores para o exterior.

Pois quando olhamos para o Super Bowl, com seus shows de intervalo espetaculares e cheios de efeitos incríveis, com artistas famosos e com um retorno espetacular, acabamos percebendo como os americanos realmente sabem fazer de tudo um grande espetáculo.

Há uma lição a ser aprendida, já que atualmente, o Super Bowl é muito mais do que um simples jogo para decidir o campeão da temporada regular da NFL. Ele é um evento grandioso, que atingiu proporções épicas e que chama a atenção do mundo todo.

Tanto é verdade, que depois dos ataques de 11 de setembro de 2001 às torres gêmeas em Nova York, a segurança do evento ficou a cargo de ninguém menos do que o Serviço Secreto dos Estados Unidos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados