Colégio Web

Quais as diferenças, vantagens e benefícios entre sindicatos, associações, confederações e federações?

Publicidade

Muitas pessoas acham que esses itens são a mesma coisa e nem menos pesquisam para saber o que realmente é cada um e quais são suas diferenças, vantagens e quais benefícios eles trazem para os funcionários.

Mas, afinal, o que é o quê, quem tem direito e como funciona essas quatro diferentes formas de contribuição?

Sindicatos

Um sindicato nada mais é do que uma associação que tem como principal motivo defender e proteger os direitos trabalhistas e cidadania de determinada pessoa.

Eles são divididos por categorias trabalhistas, ou seja, determinado grupo é responsável por cuidar e defender os interesses econômicos e políticos de funcionários de uma mesma categoria trabalhista.

Os sindicatos possuem um papel primordial na sociedade. Eles são responsáveis por muitas greves trabalhistas que ocorrem em diferentes lugares do país.  Outra vantagem do sindicato é que ele não se limita a tratar apenas questões trabalhistas, mas prezam pela cidadania de seus associados/trabalhadores.

sindicatos, associações, confederações federações

Associações

Já a associação se refere a qualquer iniciativa que reúne pessoas físicas ou jurídicas que possuem um ou mais objetivos em comum. Essas associações podem assumir clubes, cooperativas, sindicatos ou outras organizações sociais.

Independentemente de qual for o objetivo central de determinada associação, eles visam uma união de pessoas para conseguir alcançar seus interesses, permitindo uma construção de condições bem maiores do que uma pessoa sozinha iria conquistar.

Em uma associação sindical diferentemente dos sindicatos, não é possível cobrar uma taxa obrigatória na folha de pagamento, e ela consegue se manter através de arrecadações de fundos dos associados.

Outra diferença entre o sindicato e a associação é que enquanto uma pode lutar pelos direitos de todo uma rede trabalhista (sindicato), a outra só pode representar os direitos daquelas pessoas que se associam a ela (associação).

Optar por participar de uma associação sindical traz inúmeros benefícios e vantagens, já que deve se levar em consideração que quando você pertence a um grupo é bem mais fácil conseguir o que tanto almeja do que se isolar para ir atrás de algum objetivo que você tenha.

Federações

Quais as diferenças, vantagens e benefícios entre sindicatos, associações, confederações e federações

Federações são associações que reúnem pelo menos cinco sindicatos que representam determinado grupo trabalhista com atividades similares ou idênticas.

Pode haver diferentes federações no estado, dependendo do objetivo e de quem estão representando. Ela é uma representação em segundo grau do trabalhador.

As federações têm como intuito reunir os sindicatos de diferentes cidades, e através de regulamentações decidem quais objetivos eles precisam tomar para atender as necessidades do grupo trabalhistas que eles estão representando.

Confederações

Já as confederações reúnem pelo menos três federações que possuem a mesma categoria econômica ou profissional. As confederações são nacionais e podem representar diferentes grupos de indústrias, como uma indústria de alimentação, vestuário, automobilística ou afins.

A vantagem das confederações é que ela demanda um público muito maior por ser nacional, sendo assim, possui uma força maior para conseguir determinado objetivo que as federações, associações e sindicatos buscam.

Além disso, seu reconhecimento como confederação é dado pelo próprio presidente da república.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados