Colégio Web

Sindicatos, associações, confederações e federações como forma de proteção dos segmentos de mercado

Publicidade

Os sindicatos são conhecidos por ser um instrumento super importante para a proteção dos direitos dos trabalhadores e também para os empresários de um determinado segmento.

Porém, algumas disputas pelos direitos que acontecem entre funcionários e patrões acabam indo para um campo mais acalorado e pouco saudável para a convivência entre ambas as partes.

E é exatamente pensando nisso que separamos algumas informações que mostram como isso pode ser melhorado e também alguns casos de sucesso de alguns sindicatos diante dessas situações mencionadas acima.

Proteção mútua

Muitos acreditam que os sindicatos são úteis e servem de proteção apenas para a classe trabalhadora. Porém, a verdade é que os sindicatos são uma proteção mútua, que servem não só para beneficiar os trabalhadores, como também servem de proteção para empresas.

Sindicatos, associações, confederações federações

Isso porque ele busca a melhor maneira entre conciliar os direitos dos empregados com os objetivos da empresa, permitindo uma negociação mais saudável e evitando possíveis processos que possam aparecer em decorrência da negligência de uma empresa.

Duelo não saudável

É natural que os funcionários e os patrões acabem eventualmente entrando em conflito. Isso porque cada um defende o seu ponto de vista observando os objetivos próprios, que são diferentes para ambos os lados.

Afinal de contas, se de um lado os funcionários buscam exercer os seus direitos e ganhar novos benefícios que gerem maior qualidade de vida dentro do trabalho, de outro estão os empregadores que visam o lucro e o crescimento da empresa e que antes de atender a qualquer reivindicação olham para a situação da empresa e vê se ela vai poder atender às solicitações ou não.

Porém, esse duelo, quando muito constante não é saudável. É preciso que ambas as partes tenham bom senso tanto na hora de pedir quanto de conceder. Aí também entra o sindicato como um mediador, para saber medir ambos os lados e atender a solicitações que realmente tenham fundamento.

Antes de qualquer coisa é preciso também saber observar o outro e isso é um dos fatores mais importantes para evitar duelos desnecessários que só acabam desgastando a relação entre patrão e empregado.

Sindicatos, associações, confederações e federações

Cases de sucesso

Hoje, existe uma série de casos onde os sindicatos realmente conseguiram mudanças efetivas para os trabalhadores, principalmente no quesito salarial, que costuma ser a questão mais reivindicada nos dias de hoje.

Atualmente, podemos observar que um dos sindicatos mais bem-sucedidos no quesito reivindicações de seus funcionários é o sindicato dos bancários. Isso porque ano após ano ele consegue que as empresas acatem as  propostas que eles desejam. Para isso basta observar a questão do aumento salarial.

Todos os anos o sindicato dos bancários reivindica uma porcentagem de aumento maior do que a proposta pelos bancos e todos os anos consegue uma porcentagem bastante favorável e constantemente maior do que a praticada no restante do mercado.

E isso é só um pequeno pedaço de tudo que o sindicato pode conseguir.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados