Colégio Web

Seurat e Degas – Artistas do Impressionismo

Publicidade

O impressionismo foi uma renovação nas artes plásticas e na música. Nas artes plásticas, foram muitos os artistas que exploraram a técnica do pontilhismo. Vamos destacar alguns desses artistas e mencionar suas características e suas obras mais marcantes.

Características do impressionismo

O impressionismo possui como características básicas, a exaltação pela natureza, a decomposição das cores, as pinceladas soltas, a variação de cores e de luz, o uso das incidências de sombras em que a figura não possui contornos, dando efeito principal ao desenho, captando todos os seus movimentos. As cores e suas tonalidades não são misturadas, são sempre em tons fortes e sem misturas, pois a mesma acontece de forma óptica, ou seja, com o olhar do observador. O impressionismo é a ruptura do passado e o começo da modernidade, do atual sem o conservadorismo de antes.

Principais artistas do impressionismo

 Seurat Degas

Georges Pierre Seurat (1859 – 1891)

Mais conhecido como Georges Seurat estudou desenho desde criança estimulado por seus familiares. Ingressou na Escola de Belas Artes em Paris e foi o iniciador do movimento impressionista e o principal artista do pontilhismo. Em suas obras podemos destacar imagens do cotidiano retratadas de forma brilhante com pinceladas de cores e luminosidade que encanta a quem observa.

Sua principal obra foi “Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte” que escandalizou pelos tons e pela geometria das formas. “O Circo” foi sua obra inacabada, pois Seurat faleceu inesperadamente aos 31 anos. Suas demais obras: Angelica at the rock, Aman-jean, Banhistas de Asnières.

Edgar Degas (1834 -1917)

Degas Seurat

Edgar Hilaire Germain Degas, mais conhecido como Edgar Degas, era francês e foi um artista de estilo muito pessoal e diferenciado, pois procurou retratar em suas obras o cotidiano mostrado nos interiores da vida pessoal, buscando a expressão dos movimentos e da luminosidade. Usava a luz artificial, ao contrário dos demais que procuravam pintar ao ar livre suas obras. Primeiramente, em suas obras usava cores mais suaves e tons pastéis, e somente mais tarde usou cores mais fortes.

A suavidade das formas é um elemento importante em suas obras. Estudou desenho e participou do movimento impressionista. Era pintor, gravurista e escultor. Em suas obras podemos observar características marcantes do realismo e do modernismo. Suas obras importantes foram: Retrato da família Bellelli, A dama dos crisântemos, Paisagem, A Bolsa de algodão de Nova Orleans, O pedicuro, Nas corridas, Cavalos de Corridas, Retrato de duas meninas, Place de La Concorde, entre outras.

Vamos comentar sobre vários outros importantes artistas do impressionismo em outro artigo. Deixe a sua opinião curtindo nossa página.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados