Colégio Web

Seja um voluntário você também!

O Brasil está entre os 10 países com o maior número de voluntários no Mundo! Seja um voluntário você também. Confira mais informações aqui!

Publicidade

Várias pesquisas são realizadas por organizações pelo mundo sobre o trabalho voluntário. O resultado da pesquisa revelou que o Brasil está entre os 10 países com o maior número de voluntários; somos cerca de 18 milhões. Não é legal saber que realmente os brasileiros são solidários? A pesquisa revelou que a maioria dos brasileiros realiza trabalho voluntário e o restante contribui financeiramente em causas sociais.

O dia-a-dia é corrido e muitas vezes não encontramos tempo para realizarmos muitas coisas que gostaríamos. Mas sempre devemos encontrar tempo para realizarmos coisas importantes e que fazem bem a nossa saúde e ao nosso coração. Ser voluntário é a garantia de retorno de alegria e gratificação!

Benefícios de ser voluntário

Ser voluntário não é uma questão somente de ajuda ao próximo, mas também de ajuda a si mesmo. Ser voluntário é sentir-se útil e valorizado. É aproveitar o tempo ocioso para a prática de realização de novas amizades, de novos conhecimentos, pois cada ser humano tem muito para que a ensinar e para aprender.

O trabalho voluntário permite a cada ser o contato com outras realidades, conhecer novos objetivos e perceber objetivos em comum.  A caridade pode proporcionar um bem-estar e uma sensação de sentimento cumprido.

O trabalho voluntário é terapia para muitas pessoas com depressão e estresse. Quando você se envolve com a situação do outro, percebe que seus problemas são muito pequenos e até mesmo inexistentes.

Voluntario

Como ser voluntário

O principal é ter boa vontade e dedicação! Basta doar o seu tempo, trabalho e dedicação para causas de interesse social e comunitário.  Depois pesquise sobre o assunto que pode ser de seu interesse, conheça sobre o assunto, pesquise em sites especializados, em instituições religiosas, ONGs, hospitais, associações, creches, orfanatos, áxilos, entre outras.

Cada pessoa deve desempenhar o seu trabalho se identificando com o que realmente o motiva e tenha interesse. O trabalho voluntário deve ser executado com o coração, não pode existir obrigação, não faça pelo simples fato de que seu amigo realiza trabalho voluntário, ou ainda porque todos veem com bons olhos pessoas que realizam esse tipo de trabalho.

Nem sempre é tão fácil ser aceito pela entidade como um voluntário, é bastante burocrático, precisa de muita insistência e perseverança. É como passar num teste de paciência e resistência! Mas não desista, pois vale muito a pena.

Algumas maneiras de ajudar o próximo, sendo voluntário ou não!

  • Distribuindo brinquedos e alimentos para crianças carentes;
  • Distribuindo cestas básicas para famílias carentes;
  • Doar roupas usadas, mas em bom estado, para pessoas carentes, ou distribuir em instituições e igrejas;
  • Doar mantimentos para igrejas que cadastram famílias necessitadas;
  • Ler para uma criança.

Não importa a forma, o que importa é ser solidário, é ajudar o próximo a viver de forma mais digna, sentindo no coração, com prazer e dedicação!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados