Colégio Web

Segurança em Redes de Computadores

Publicidade

Atualmente, quando se fala em Segurança na rede de computadores, o que imediatamente pensamos? Na Internet! Afinal de contas, na rede mundial é que ocorrem os principais ataques que chegam com frequência a nossos computadores.

Mas, o que vem a ser segurança em rede? Em termos básicos, a segurança em rede é o mesmo que manter uma casa segura. Ou ao menos quando se minimiza a vulnerabilidade de riscos. De acordo com a ISO (International Standardization Organization – Organização Internacional para Padronização), no contexto dos computadores, a falta de segurança na rede vem a ser qualquer fraqueza que pode ser usada para violações de sistemas ou informações nele contidas. Das principais ameaças, destacamos as seguintes:

Destruir informações
Modificar ou deturpar dados
Roubar, remover ou perder informações
Interromper serviços

Por tabela, temos que entender que o ataque é a ameaça concentra e mal intencionada. Os principais ataques se dão em:

Personificação também conhecido como masquerade
DDos
Replay
Modificação
Engenharia social
Recusa ou impedimento de serviço

Diante de todo esse cenário de insegurança em que inserimos os dados e usamos o nosso próprio sistema, a rede de computador passa a ser um importante elemento de prevenção. Daí a existência de vários mecanismos a serem adotados por várias empresas em suas respectivas políticas de segurança. Várias regras, práticas e leis de gestão que protegem tais instituições que podem ser implantadas por vários mecanismos.

Criptografia
Assinatura digital
Autenticação
Controle de acesso
Rótulos de segurança
Detecção, registro e informe de eventos
Enchimento de tráfego
Controle de roteamento

Computadores em rede desmilitarizadas

Para que haja uma segurança exata na rede de computadores é necessário uma divisão por níveis e a criação de uma DMZ (Zona Desmilitarizada), que faz a separação de um servidor chamado de web, sendo ele o predileto para ataques externos (vírus). Uma vez que esse servidor for invadido não fará com que haja maiores prejuízos, fazendo com que o vírus não se espalhe.

Existe também o firewall: uma passagem que faz o controle de passagem de redes e de dados, e proporciona passagem segura entre as redes de internet, segurança das máquinas.

Quando se faz necessário que algumas máquinas recebam acessos externos, pode-se utilizar um servidor chamado de STPM e servidores de Web. Esses tipos de ferramentas fazem com que a conectividade seja protegida para o centro Rede de Perímetro, que é o ponto em que uma rede alcança a internet e as próprias redes.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados