Colégio Web

Segurança das urnas nas Eleições

Publicidade

As eleições mais importantes estão chegando e é necessário que tenhamos em mente nossos candidatos e suas propostas. A grande preocupação dos partidos, assim como de seus candidatos, é a segurança dos votos.

Para a identificação de aproximadamente 22 milhões de pessoas, serão usadas nas próximas eleições as urnas eletrônicas biométricas que identificarão os eleitores de 762 municípios, que ao todo correspondem em torno de 15% do total de eleitores do país.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a utilização da urna eletrônica garante a segurança do voto de cada eleitor, reduzindo assim a interferência humana no processo eleitoral. Essa nova tecnologia tem por objetivo evitar ao máximo os riscos de fraude, agilizar a votação tornando-a mais eficiente e diminuindo os riscos de erros de identificação.

Ainda garantem que a identificação biométrica é a forma mais precisa e segura identificação realizada até o momento pelo homem.

 Eleições 2014

Como não são todas a pessoas que utilizarão desse recurso, os demais eleitores serão identificados por meio dos mesários, que identificarão o eleitor comprovando a sua identificação com seus documentos pessoais fazendo assim o uso de seu voto consciente.

Como é o início da utilização desse recurso em muitos lugares por ser algo novo, levará uma maior demanda de tempo para ocorrer a votação e liberação da urna.

Todo novo processo ou utilização de nova tecnologia pode ser passível de erro probabilístico, porém não é preocupante, pois se o sistema não conseguir realizar a leitura por meio do leitor ótico da digital do leitor, esse poderá realizar a votação por meio de identificação normal (documentos de identificação) e utilizar a senha para o meio de votação.

O processo de biometria vai mais além do simples fato de identificação das digitais dos eleitores. É necessário que se realize o confronto dessa digital com o banco de dados e a verificação da autenticidade da mesma.

Urna Biométrica

Especialistas no assunto entende que o processo por uma nova tecnologia é valida, a biometria é eficaz no processo de identificação do eleitor, porém somente essa identificação não garante toda a segurança no processo de votação. É preciso analisar todo o processo mais a fundo e com todos os detalhes.

A biometria atualmente é utilizada na realização de transações bancárias em caixas eletrônicos e também está em processo de experimentação. Não são todos os clientes que aderiram a esse sistema novo de movimentação bancária.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados