Colégio Web

Sabia que o Brasil não é o país do Futebol?

Publicidade

Muito se fala que o Brasil é o país do Futebol. O Galvão Bueno adora dizer frases ufanistas como estas nas transmissões, e a consequência é que a população passa a acreditar nestas afirmações. A verdade é o que a nossa nação não é de longe o país deste esporte! É uma pena dizer isso, mas contra fatos, não há argumentos.

Se pararmos para analisar friamente o cenário mundial do futebol, veremos que existem muitas outras nações a frente da verde e amarela em termos de amor e comprometimento com os clubes de futebol.

Confira abaixo algumas curiosidades!

Baixa ida aos estádios em comparação com o restante do Mundo

É muito comum no Futebol brasileiro os jornalistas enaltecerem com bastante felicidade e louvor um público pagante de 35 mil pessoas ou pouco mais. Para os padrões da nossa nação, este número é alto, pois a maior média é do Corinthians, com 24 mil pessoas.

No futebol mundial, o cenário é totalmente diferente. A maior média de público do Mundo é do Borussia Dortmund, vice-campeão da UEFA Champions League 2012/2013. Eles levam quase 90 mil pessoas em cada jogo! Abaixo dele, temos Barcelona, Real Madrid, Manchester United e diversas outras potências com números bastante similares, se configurando mais que o triplo da maior média brasileira.

Porcentagem de “não-torcedores” no Brasil é alta

A mídia especializada adora emitir pesquisas mostrando a quantidade de torcedores em cada equipe. Os números sempre variam, principalmente entre os veículos, portanto não dá para ter uma real ideia da quantidade de adeptos.

Além disso, há o fator do torcedor sazonal. Este é aquele que não sabe nada do clube, fala que é torcedor e só assiste quando o time está na final. Nas pesquisas, estas pessoas também são contabilizadas! Quando certa empresa decidiu colocar na lista o número de pessoas que não torcem para clube algum, a porcentagem foi assustadora.

A consultoria Pluri Stochos chegou ao incrível valor de 20,8% da nação que diz torcer para clube nenhum! O Flamengo ficou atrás com 16,8% e o Corinthians, 14,6%. Como que um país que se diz “Amante do Futebol” tem número tão alto de não-torcedores?

Pouca dedicação para com o clube de futebol que torce

Sabia que o Brasil não é o país do Futebol

Basta uma chuva, muito frio e feriado que os estádios ficam vazios. Ver 5 mil pessoas em jogos de clubes grandes não é tão complicado assim! O Botafogo já chegou a jogar com incríveis 2 mil pessoas em casa. Os torcedores das equipes não vão ao estádio quando a partida não vale nada ou quando há problemas relacionados ao clima ou calendário.

Na Europa, não. Todo jogo, independente da importância, o púbico é alto. No entanto, isso já foi dito anteriormente. O ponto a chamar a atenção é sobre a tradição inglesa do “Boxing Day”. No dia 26 de Dezembro, após o Natal, há jogos da Barclays Premier League! Interessante, não?

Este costume existe há muitas décadas e mostra como o amor dos jogadores é maior que qualquer data comemorativa. Os estádios ficam ainda mais cheios, e o clima é de festa!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados