Colégio Web

RGB, CMYK e Pantone: o que são?

Publicidade

Muitas pessoas já ouviram falar em RGB, CMYK e Pantone, mas nem todas as pessoas sabem o que é tudo isso! Primeiro quero contar para você que os três são sistemas de cores utilizadas por muitos designers dos mais variados projetos, impressos e digitais, existentes.

Cada projeto utiliza um padrão de cores diferente, por isso, esses 3 sistemas possuem diferenças entre si e neste artigo queremos esclarecer essas diferenças, para você nunca mais vai dizer que não sabe o que são.

RGB

Todas as cores são formadas por pequenos pontos. Quando utilizados em monitores, para imagens e fotos visualizadas no computador e demais dispositivos digitais, esses pixels são baseados em três cores o Vermelho (Red), o Verde (Green) e o Azul (Blue), conhecidos como RGB.

RGB CMYK

Esse sistema permite que haja facilmente mais de 16 milhões de combinações de cores diferentes. Mas claro que um projeto impresso é diferente de um projeto digital e, portanto, precisa de um outro sistema de cores.

CMYK

Como eu disse, para projetos impressos é necessário um sistema de cores diferente, por isso foi criado o sistema CMYK, criado para simular as coras da mídia impressa na tela do computador.

Esse é um padrão de cores primárias, que, combinadas, formam cores ilimitadas. O nome CMYK vem da abreviatura das cores que formam o sistema que é o Ciano (Cyan), o Magenta (Magenta), o Amarelo (Yellow) e o preto (Black).

Alguns consideram que o K de preto representa a palavra “chave”, em Inglês Key, pois o preto é considerado uma cor chave dentro da indústria gráfica; outros afirmam que é porque o B já é usado em RGB, então, utilizaram o K de Black.

Se você conhece de gráfica sabe, ou se não conhece agora vai saber, que as cores ciano, magenta e amarelo juntas também formam preto, mas isso não é utilizado, pois em situações em que há muito preto as três cores juntas acabam enrugando o papel pelo excesso de líquido, e isso atrasa a secagem e aumenta o custo.

Dessa forma, a utilização do CMYK é empregada em todos os tipos de impressos gráficos e é a escala conhecida por ser a melhor amiga da vida de um Designer Gráfico, pois eles que fazem projetos impresso onde a tinta é aplicada em um papel. As combinações entre elas são feitas de 0% a 100% de cada uma.

Pantone

Pantone

Pantone tem uma origem diferente das outras, pois advém de uma empresa. Fundada em 1962, nos Estados Unidos, foi responsável pela criação da escala de cores Pantone, sistema utilizado em diversas indústrias como a gráfica, a têxtil, de tintas e de plásticos.

Portanto, Pantone é na verdade uma tabela que mostra diversas cores com uma numeração específica que serve como uma referência exata para o impressor e dessa forma conseguir uma cor pura, sem variação de tonalidade. Ela é muito utilizada em logos de empresas que precisam de alta fidelidade de cores.

E aí? Qual você já tinha ouvido falar? Comente!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados