Colégio Web

A respiração e os problemas com a poluição

Precisamos de um ar respirável, para que a nossa qualidade de vida aumente. Além disso, afastamos os problemas de saúde. Entenda a poluição e seus problemas!

Publicidade

Quando respiramos, absorvemos o oxigênio e eliminamos o gás carbônico. Isso acontece onde estivermos, portanto se ficarmos em um ambiente fechado com várias pessoas, logo terá mais gás carbônico do que oxigênio. Esse ar terá uma quantidade de CO2 maior do que o normal. As pessoas, então, passarão mal. Portanto, precisamos do ar para ventilar o ambiente.

Em casa não é diferente. Na cozinha, existem substâncias que fazem mal a nossa saúde como monóxido de carbono, utilizado no gás de cozinha e os vapores de gordura que saem das panelas.

Precisamos arejar o ar em nossa casa. Devemos abrir as janelas para ventilar todos os cômodos da casa renovando o ar.

Dica: para tornar um ar mais refrescante no verão, podemos colocar vasos com água e juntar casca de laranja ou de limão, pepino fatiado e misturar com flores ou com folhagens. Além de ficar um arranjo bonito e original permite que o ar fique mais fresco e aromatizado.

Problemas com a poluição do ar

Poluição do Ar

A poluição do ar deveria ser uma preocupação constante de toda a população, dos governantes de todo o mundo.

Sem ar não há vida, e se poluirmos, estaremos prejudicando a nós mesmos e a toda a natureza. O meio ambiente nos ajuda realizando o processo da fotossíntese, mas o homem deve fazer a sua parte.

Você pode imaginar a quantidade de impurezas que existe no ar que respiramos? Com o avanço da tecnologia, o homem com suas invenções acabam prejudicando a si mesmos e aos outros animais.

Os automóveis, caminhões e ônibus liberam no ar grande quantidade de poluentes, e entre eles o mais perigoso e nocivo à nossa saúde é o ozônio. Ele é um gás toxico e corrosivo, que além de poluir o ar, piora os sintomas de doenças como asma, bronquite e doenças respiratórias.

Asma

Cientistas e especialistas de todo o mundo fizeram uma pesquisa para detectar o quanto o nosso ar é poluído, e descobriram que muitas substâncias estão sendo liberadas e que são altamente cancerígenas. Os dados da pesquisa revelam que em 2010 mais de 230 mil pessoas no mundo morreram de câncer no pulmão. Com certeza esse número já aumentou!

Muitas substâncias prejudiciais a nossa saúde foram localizadas no ar como o amianto, o plutônio, a radiação ultravioleta, o tabaco, a poeira, a fumaça dos motores, os solventes e os metais. É preciso que a população exija dos governantes de todo o mundo melhorias em relação ao ar e ao meio ambiente.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados