Colégio Web

O que é a Renovação Carismática?

Publicidade

A religião católica é antiga e conta com séculos de história. Exatamente por isso conta, no decorrer da história, com uma série de movimentos diferentes, que são dotas das mais diversas características.

E é exatamente isso que acontece com a Renovação Carismática Católica. Se você ainda não sabe o que foi esse movimento, continue lendo. Isso porque, para que você saiba tudo sobre ele, reunimos aqui uma série de informações com tudo o que você precisa saber sobre o que foi a Renovação Carismática Católica, também conhecida como Renovamento Carismático Católico, no português da Europa.

A Renovação Carismática Católica

Renovação Carismática

A Renovação Carismática Católica, comumente abreviada para RCC, nada mais é o do que um movimento realizado pela Igreja Católica Apostólica Romana que surgiu nos Estados Unidos na década de 1960 e que acabou, com o tempo, se espalhando pelo mundo.

O movimento em questão busca oferecer uma abordagem diferente e inovadora para as formas tradicionais de doutrinação, buscando renovar as práticas consideradas tradicionais dos ritos e também da mística da Igreja. Tudo isso sem se desviar dos dogmas do Catolicismo Romano e da Doutrina da Igreja Católica.

Com isso, a prática da Renovação Carismática Católica se baseia na experiência pessoal que cada um tem com Deus e também pela força do Espírito Santo e de seus dons. Tudo isso com o objetivo de que todos os seguidores se tornem discípulos de Jesus Cristo.

Para entender melhor como funciona, a RCC segue a bíblia e também as diretrizes católicas, como a crença nos santos e em Maria, a mãe de Jesus. A diferença é na maneira com que isso é praticado, diferente do tradicional.

As reuniões entre os fiéis são chamadas de Grupos de Orações. E em todos esses encontros ou retiros há diversas práticas “mais lúdicas” do que acontece tradicionalmente, como a prática de músicas de louvor e palestras e pregações realizadas de maneira empolgada.

Renovação Carismática Catolica

Além disso, para o movimento o Espírito Santo – terceira pessoa da Santíssima Trindade – está presente dentro de todos os seres humanos. E junto com ele estaria o desejo de praticar o bem e também da santificação. Ele seria para cada um como um conselheiro, um consolador e até mesmo um auxiliador. Mais ainda, o Espírito Santo presente dentro de todos os seres humanos seria o responsável por guiar os homens para o caminho da verdade e da justiça.

Para se ter uma ideia do sucesso e do tamanho que a RCC tem pelo mundo, hoje existem mais de 100 milhões de membros, que são comumente conhecidos como Católicos Carismáticos, espalhados por todo o mundo. Um movimento de fé que começou nos EUA mas que transpassou fronteiras.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados