Colégio Web

Relógio – História, curiosidades e medição de tempo

Publicidade

Você, certamente, já ouviu a seguinte expressão: “Como o tempo passa rápido”! Como sabemos que o tempo passa? Vivenciamos todos os dias com o passar do tempo e aprendemos dos nossos pais que há tempo para tudo não é mesmo! Mas o que é esse tempo e porque temos hora para realizarmos todas as coisas!

O que é o tempo?

O tempo é o decorrer dos fatos, que pode ser representado pelo: passado, presente e futuro. Para medir o tempo, o homem utilizou de muitos instrumentos. Um dos mais usados até hoje para medi-lo é o relógio. Atualmente, existem vários tipos, mas antigamente não era assim não!

Tempo

Sobre o relógio

O relógio é usado pelo homem para medir o tempo desde a antiguidade. Para ter uma ideia de como é antigo, os primeiros registros de medir o tempo foi usado pelos povos egípcios e pelos povos da babilônia por volta do século 16 a. C. Os primeiros relógios foram os de água (clepsidras) e os relógios de areia (ampulhetas) já por volta de 600 a.C.  Mais tarde um monge budista chinês chamado Yi Xing criou um relógio composto por um sistema mecânico que continha engrenagens com 60 baldes de água que condizia aos 60 segundos durante 24 horas.

Tipos de relógio

Os primeiros relógios usados pelas pessoas foram os de bolso. Na época eram tidos como sinal de status, pois eram raros e caros; eram verdadeiras preciosidades. O relógio de bolso era símbolo da aristocracia. No final do século XIX, a empresa Patek Philippe inventou o relógio de pulso, embora essa invenção por tempos foi atribuída a Santos Dumont. Antigamente, os relógios eram vistos nas ruas, em torres de igreja ou catedrais. Mais tarde, foi criado o relógio de pêndulo. Depois, o relógio digital.

Relógio

Como medimos o tempo?

O tempo pode ser medido em horas, minutos e segundos. Podemos fazer a seguinte relação:

  • Um dia possui 24 horas.
  • Uma hora possui 60 minutos.
  • Meia hora possui 30 minutos
  • Um quarto de hora possui 15 minutos.
  • Um minuto possui 60 segundos.

O relógio de ponteiro possui três ponteiros que indicam as horas, os minutos e os segundos. O ponteiro menor indica as horas, o ponteiro maior indica os minutos e o terceiro ponteiro indica os segundos. No mostrador do relógio, os números vão de 1 a 12 e representam as horas. Os demais risquinhos, os minutos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados