Colégio Web

Quem são os xiitas e sunitas?

Publicidade

2015 realmente foi um ano marcado pela guerra contra o terrorismo. Vimos nos noticiários diversas vezes o mundo ocidental sendo atacado de forma cruel por extremistas religiosos mulçumanos.

Esses fanáticos utilizam sua religião como justificativa para seus atos como os que vimos duas vezes em Paris no ano passado, primeiro contra o jornal satírico Charlie Hebdo e depois contra dezenas de inocentes em cafés, restaurantes, a casa de shows Bataclan e o entorno do Estade France.

Apesar disso, muitos de nós pouco sabemos da divisão que existe entre os mulçumanos. Essa religião possui duas vertentes que se diferenciam não só em termos religiosos como também em termos políticos, essa discordância gerou ao longo dos séculos conflitos entre eles mesmos e que vem se agravando em um conflito contra o resto do mundo.

Nesse post vou falar um pouco sobre o que diferencia os Xiitas, vertente mais tradicional do islamismo, e os Sunitas, vertente mais liberal e a qual a grande maioria dos adeptos pertence.

Sunitas

Os Sunitas

Os Sunitas, como eu já comentei, são a maioria dentro do mundo Islâmico, representando mais de 80% dessa população religiosa. Seu nome tem origem no livro chamado Suna, esse livro conta toda a trajetória do profeta Maomé, e é utilizado como referência quando é necessária a resolução de questões que não estão bem esclarecidas no alcorão, principal livro da religião mulçumana.

Além dessa diferença religiosa, isso também influencia em âmbito político, pois seguindo a Suna, os Sunitas acreditam que os líderes religiosos só podem ser aqueles que fossem diretamente escolhidos pela população islâmica.

Os Xiitas

Os Xiitas são os mais tradicionalistas dentro da religião mulçumana e, em consequência disso, se tornaram uma minoria. Eles aceitam apenas uma interpretação rígida do Alcorão para definir soluções. Para eles conselhos e exemplos vindos de outros livros não devem ser reconhecidos.

Além dessa divergência religiosa, o político também é afetado. Para Xiitas apenas membros diretos da família do profeta Maomé é que podem ser alçados a cargos de líderes do mundo islâmico. Para eles isso se justifica baseado na crença de que somente descendentes do profeta possuem a sabedoria necessária para conduzi-los.

Xiitas

Cuidado com o preconceito

Apesar das divergências, pesquisas apontam que o islamismo é a religião que mais cresce no mundo. Portanto, pessoas pertencentes a ela estão espalhadas por todo o mundo, mas muitas pessoas associam essa religião, principalmente a vertente Xiita, aos terroristas.

Mas apesar de mancharem a reputação do mundo árabe, o posicionamento tido pelos terroristas não reflete o pensamento de grande parte dessa grande comunidade mulçumana ao redor do globo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados