Colégio Web

Quem eram os Piratas do Caribe?

Pirata significa aquele que roubava ou pilhava por conta própria. Isso é, são bandidos especializados em navegar para encontrar outros navios e roubar!

Publicidade

Os piratas são conhecidos por diversas pessoas. Mas, poucas sabem que, essas figuras não existem apenas na história do cinema, no filme “Piratas do Caribe”, mas, eles também existiram na vida real e são bem diferentes do que se passa no conto fictício e que mostras apenas algumas vertentes do que é realmente um pirata, isso porque ao contrário do que se passa no filme, eles se passavam por cima de todos para conseguir seus objetivos.

Quando falamos em pirata, logo vem à cabeça, a imagem de um homem barbudo, com um tapa olho, perna de pau e um papagaio como melhor amigo. Além disso, também imaginamos uma história onde o principal objetivo é encontrar tesouros e mapas que serão descobertos depois de séculos pelas pessoas.

Por definição a letra do pé, pirata significa aquele que roubava ou pilhava por conta própria. Isto é, são bandidos especializados em navegar para encontrar outros navios e roubar e assaltar tudo o que estivesse ao alcance da mão. Além disso, alguns piratas chegavam a aproveitar a oportunidade do roubo para queimar cidades costeiras.

Piratas

Os primeiros piratas que existiram foram os fenícios e gregos. Durante a época a vida à bordo de um navio era muito mais difícil, pois, não havia tecnologia suficiente para navegar. Isso tornava o ambiente desconfortável, pois, sobrevivia ao redor de mau cheiro, doenças, escuridão e a falta de alimentos fazia parte da rotina de um pirata.

A tripulação variava desde escravos fugitivos até pessoas que buscavam a liberdade e queriam viver fora da lei. Quando invadiam outros navios inimigos, utilizavam até mesmo a luta corporal. Muitos deles morriam nessas brigas. Para eles, a maior satisfação era comemorar a vitória de uma luta e contemplar o fruto do roubo. Simplesmente desfrutavam da sensação de perigo e adrenalina.

Com todo o dinheiro e riqueza que adquiriam roubados, gastavam com mercadorias em cidades portuárias. Dessa forma, faziam um acordo com os mercadores desses navios para que eles também não fossem roubados e atacados.

Quem Eram os Piratas do Caribe

Dessa forma, a pirataria cresceu conforme os valores dos produtos transportados pelos navios aumentavam. O período do auge da pirataria aconteceu durante os séculos XVII e XVIII, épocas em que o açúcar era conhecido como “ouro branco”.

 Assim, diferentes tipos de mercadorias foram transportados entre cidades e continentes, desde os fenícios, até os espanhóis e portugueses. Foi um longo período pelo qual os piratas eram admirados e temidos por aqueles que também gostariam de viver livre, assim como eles.

Eles foram uma figura histórica marcante e importantíssima e no século XVII a principal base foi a cidade de Porto Real em Jamaica, da qual era conhecida como a cidade mais rica do mundo, o que explica o porque do local escolhido como principal alvo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados