Colégio Web

Quem é o deus Pã?

Publicidade

Muitos são os fãs de mitologia grega nos dias de hoje, e por este motivo, muitos são os interessados por saber mais sobre as divindades que permeiam este universo extremamente fascinante e intrigante.

Portanto, para estes fãs de mitologia grega, neste artigo, nós vamos procurar mostrar um pouco mais sobre um dos muitos deuses gregos, o famoso deus Pã, que também é conhecido como Lupércio dentro da mitologia romana.

Deus dos bosques

Dentro da lógica da mitologia grega, Pã é o deus dos bosques, bem como também dos campos, dos rebanhos e dos pastores, sendo o protetor de tudo que tem relação com estas coisas.

deus Pã

Segundo as lendas que compõem a mitologia grega, o deus Pã costumava residir nas grutas localizadas nas florestas, sendo também um andarilho que vagava pelas montanhas e pelos vales, sempre procurando por caça, ou então procurando por diversão, dançando com ninfas alegremente.

Como ele é representado?

Para os que ainda não o conhecem, o deus Pã é representado sempre com chifres, orelhas e pernas de bode, trazendo características de fisionomia de um ser humano, bem como seu tronco também.

Por ser um verdadeiro amante da música, o deus Pã sempre é retratado em representações artísticas trazendo em suas mãos uma flauta, que costumava tocar alegremente para os animais da floresta.

A associação com o pânico

O que pouca gente sabe é que o deus Pã, apesar de alegre e amante da música, também era muito temido por todos que precisavam atravessar florestas e bosques, especialmente quando estas travessias se davam à noite.

As trevas e a solidão acabavam fazendo com que as pessoas ficassem aterrorizadas, com muito medo súbito e sem explicação aparente, que quase sempre eram associado ao deus Pã.

Deus Pan

Por este motivo, a palavra pânico, que hoje se refere a este tipo de pavor repentino, acabou surgindo, derivando do nome deste nem sempre tão simpático deus grego.

Além do nome Lupércio, os romanos também o conheciam pelos nomes de Fauno ou Silvano, e sempre o associaram ao mundo como um todo, por ser ele, uma representação perfeita do que se entende por natureza e universo.

A flauta de Pã

Famoso por sua flauta, segundo as lendas, Pã teria se apaixonado por uma Náiade chamada Syrinx, que, por sua vez, o rejeitou pelo fato de este não ser nem homem, nem bode.

Pã à perseguiu, e Syrinx acabou por pedir às ninfas que a transformassem em algo para disfarçá-la, ao passo que elas a transformaram num caniço.

Ao encontrá-lo, Pã assoprou-o, percebendo que havia um som lindo saindo dele, e foi assim que nasceu a flauta de Pã.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados