Colégio Web

Quando surgiu o Pólo Aquático?

Jogador de Polo Aquático

Publicidade

O Pólo Aquático é um esporte coletivo. Muito parecido com os princípios básicos do handebol, as equipes têm o objetivo de tentar jogar a bola na área da baliza adversária. Assim, defendem-se pelo guardador de redes. O esporte é praticado dentro de piscinas.

Em termos oficiais, o pólo aquático passou a existir desde o final do século XIX. Embora já existam alguns desportos ancestrais a essa modalidade desde o século XVIII, foi no século XIX que ele realmente foi declarado como o rugby aquático. Assim como o futebol, também foi um desporto coletivo oficial das Olimpíadas em períodos modernos.

Foi na cidade de Londres, por volta de 1870, que o pólo aquático começou a ganhar expressividade. Outros pesquisadores já declaram que foi na Escócia e Inglaterra, mas já no período do século XVIII. O nome pólo é justificado pelo fato de vários jogadores atuarem em um espécie de barril que mais parecia um cavalo. Cada jogador acertava a bola com sua respectiva marreta. Nos Jogos Olímpicos, o pólo aquático foi apresentado em Paris, no ano de 1900. Apenas na versão masculina, já que a inclusão das mulheres só se efetivou nos anos 2.000.

Regras principais

Jogo de Polo Aquático

Há duas regras principais no pólo aquático: a primeira diz que a bola não pode estar nas duas mãos de qualquer jogador. Com exceção daquele que fica no guarda-redes. Além disso, a bola jamais pode ser afundada por qualquer atleta quando este for atacado.

Diferente do futebol, onde não há limitações de tempo, no pólo aquático observam-se equipes que precisam executar as suas jogadas a um tempo de 30 segundos. O jogo passa a ser dividido em quatro momentos diferentes de 8 minutos. É o tempo útil. Em seguida, esse tempo é pausado sempre que a bola sair dos limites da piscina ou quando o capitão ou mesmo o técnico pedir um tempo. Ou quando ocorrer uma falta, árbitros assinalarem ou coisas parecidas.

Em termos mundiais, as melhores equipes estão na Sérvia, Montenegro, Hungria, Espanha, Rússia, Portugal, Itália, Croácia, entre outros países. Em termos de equipes femininas, o principal destaque vai para os Estados Unidos.

Nas partidas oficiais, as balizas são colocadas frente a frente a uma distância de 20 a 30m. O campo tem largura mínima de 10m a máximo 20m. Os limites nos campos de jogos, entre as extremidades, é de 30 cm para o espaço que fica atrás da linha de gol. Já perto do banco de reserva fica exposto um retângulo de cor vermelha que limita a entrada de jogadores.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados